O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NA ERA VARGAS

A COMISSÃO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E AS ARTICULAÇÕES DE PODER

Autores

Palavras-chave:

ensino de Matemática, Estado Novo, história da educação, mercado editorial, políticas públicas educacionais

Resumo

O trabalho que apresento é constitutivo de minha pesquisa de Mestrado, a qual está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Partindo do pressuposto de que as especificidades da abordagem matemática nos livros didáticos em diferentes períodos da História do Brasil constituem-se indicativos de aspectos que estabelecem conexões entre as dimensões dos processos educativos, compreendo que os livros didáticos de Matemática se mesclam à História da Educação, sobretudo à História da Educação Matemática, refletindo-a e testemunhando-a. À vista disso, este trabalho objetiva analisar e compreender as articulações entre poder e escolha dos livros didáticos de Matemática na Era Vargas. Em linhas gerais, a Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), criada por Getúlio Vargas na gestão de Gustavo Capanema como Ministro da Educação e Saúde, como símbolo de uma modernização conservadora, escancarou as contradições de um sistema que, ao mesmo tempo em que buscava centralizar e nacionalizar o ensino, perpetuava lógicas clientelistas, elitistas e autoritárias por meio de articulações de poder entre as esferas política, militar e educacional.

Biografia do Autor

  • Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Fernanda da Silva Schons é educadora há trinta anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). É Graduanda em Letras. Cursa Especialização em Currículo e Prática Docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem participado de disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar, educação matemática e educação financeira. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE). É representante discente no Colegiado do PPGICH da UFFS.

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Publicado

24-11-2025