ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

REFLEXÕES A PARTIR DE LIBÂNEO E CASARA

Autores

  • Estéfani Gysi UFFS
  • Sabrina Trevisan Schuster
  • Jerônimo Sartori

Palavras-chave:

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA, DESAFIOS

Resumo

O estudo analisa como a organização do trabalho escolar impacta os processos educativos, com base nas contribuições de José Carlos Libâneo e Rubens Casara. Parte do entendimento de que a escola vai além do espaço físico da sala de aula, exigindo uma gestão que articule diferentes agentes da comunidade escolar.

Libâneo propõe quatro dimensões essenciais da organização escolar: vida escolar, processos de ensino e aprendizagem, atividades técnico-administrativas e relação com a família. Casara, por sua vez, alerta sobre os efeitos da lógica neoliberal na educação, como a formação de sujeitos passivos e despolitizados, um processo que ele chama de “idiossubjetivação”.

A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, identifica que práticas democráticas, como escuta ativa, participação coletiva e autoavaliação institucional, são caminhos possíveis para uma gestão escolar mais crítica e comprometida com a justiça social.

Conclui-se que repensar a organização escolar é essencial para romper com práticas tecnicistas e excludentes, promovendo uma escola democrática e voltada à formação de sujeitos autônomos, críticos e emancipados.

Downloads

Publicado

24-11-2025