FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Palavras-chave:
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO, PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONALResumo
A formação do pedagogo, ao longo do tempo, vem sendo atravessada por movimentos históricos, políticos e sociais que impactam diretamente sua identidade profissional. Nesse contexto, a identidade profissional do educador não se constrói de maneira linear, mas por meio de processos contínuos, que envolvem tanto a formação inicial quanto as experiências de vida e de atuação docente. Nesse sentido, surge a seguinte questão: de que forma a formação inicial contribui para a constituição da identidade profissional do pedagogo(a)? Essa reflexão se torna relevante diante da reflexão de que, frente à ampliação do campo de atuação do pedagogo e à complexidade do trabalho docente, é necessário repensar a função social da formação, compreendendo-a como parte de um processo crítico e humanizador.
Assim, o presente resumo expandido tem como objetivo discutir os processos formativos que constituem a identidade profissional do pedagogo, a partir de uma análise histórica e teórica do curso de Pedagogia, com base em autores como Saviani (2008), Pimenta (1996) e Nóvoa (2022). Justifica-se este estudo pela necessidade de valorizar a formação crítica e contínua do educador, reconhecendo que a identidade docente é construída na articulação entre teoria e prática, experiências individuais e coletivas, saberes acadêmicos e cotidianos. Ao contribuir para a reflexão sobre a formação docente, este trabalho reafirma o compromisso ético e social da educação como prática transformadora.
