UM DIÁLOGO ACERCA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Daniéli Vitória Goetz Pauli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sinara München
  • Judite Scherer Wenzel

Palavras-chave:

Linguagem da Ciência, Química, Níveis do conhecimento

Resumo

A pesquisa possui como temática principal a linguagem da Ciência na formação inicial de professores de Ciências. Com o intuito de potencializar a atenção de professores em formação inicial perante a temática, foi realizada uma intervenção em sala de aula com licenciandos de Ciências Biológicas e Química. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva apreender as compreensões dos licenciandos acerca da linguagem da Ciência e sua relação com os processos de ensinar e aprender.

A linguagem científica possui especificidades como termos, fórmulas e símbolos que são específicos da área e, ainda, para explicação dos fenômenos faz uso de modelos que buscam “representar” aspectos abstratos. Muitas vezes, a dificuldade dos estudantes em aprender Ciência está relacionada a não compreensão dessa linguagem. Os estudantes, ao se depararem com termos desconhecidos, estabelecem relações com o seu contexto, com aquilo que já conhecem. Tais relações nem sempre estão de acordo com o significado da Ciência que o professor teve a intencionalidade de ensinar. Dessa forma, é necessário que o professor conduza e auxilie a produção de sentidos, em perceber como os estudantes estão se apropriando e significando os conceitos da Ciência.

Wenzel e Maldaner (2016), numa perspectiva histórico-cultural, salientam que a apropriação conceitual se dá quando o estudante utiliza a palavra específica da Ciência, o que é um passo inicial no processo de significação. A qual é potencializada no momento em que o estudante passa a fazer uso do conhecimento da Ciência para resolver um problema do seu dia a dia, ou para explicar um fenômeno, estabelecendo relações conceituais, por exemplo. Para perceber e potencializar esse desenvolvimento de apropriação e de significação por parte dos estudantes é necessário que o professor utilize instrumentos de ensino que possibilitem ao estudante fazer uso da palavra, por meio da fala ou da escrita.

Pieper (2020), ao pesquisar a formação de professores de Química, aponta a importância de os professores em formação inicial estarem em contato com os modos de orientar os estudantes no processo de apropriação e significação de palavras ou conceitos, e que estes futuros professores tenham consciência de conduzir seus estudantes a observar e pensar o mundo sob a ótica da Ciência.

Nessa perspectiva, defendemos que é na formação inicial que os futuros professores devem estar envolvidos com essas discussões e problematizações. Ao considerar uma revisão bibliográfica acerca da linguagem da Ciência na formação inicial de professores de Química realizada por Pauli, München e Wenzel (2024), as autoras constataram baixa evidência da temática em teses e dissertações. Portanto, justificamos o desenvolvimento dessa pesquisa em que buscamos responder a pergunta: o que é isso que se mostra na compreensão de licenciandos acerca da linguagem da Ciência e sua relação com o ensino e a aprendizagem?

 

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Publicado

24-11-2025