“SER PROFESSOR (A)”:

A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-ESTUDANTE DE LETRAS EM FORMAÇÃO INICIAL.

Autores

  • Juliana Cristina Morona Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e bolsista CAPES
  • Caroline Mallmann Schneiders Professora Doutora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo (UFFS)

Palavras-chave:

Sujeito; Estudante, Professor, Letras; Imaginário

Resumo

A pesquisa proposta em nosso doutoramento busca analisar como o sujeito-estudante de letras em formação inicial inscreve-se na posição do sujeito-professor de Língua Portuguesa. Nosso interesse é buscar a compreensão da produção de sentidos e de subjetividades, utilizando a narrativa oral de estudantes vinculados ao Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Chapecó. A escolha pelo Curso em Letras justifica-se pela história e luta para a oferta e implantação de uma Universidade Federal na sua área de abrangência, bem como do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol nas regiões das quais o Espanhol era ofertado apenas em instituições pagas. A definição pelos sujeitos-estudantes de letras se dá em decorrência do histórico da constituição do sujeito-professor de Língua Portuguesa no Brasil e como esse sujeito-estudante de letras compreende sua construção no atual cenário brasileiro, a partir da interpelação da memória discursiva.

Downloads

Publicado

24-11-2025