O CONTEXTO DE MUDANÇAS DO ENSINO MÉDIO E AS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA

UMA ANÁLISE DA LEI 13.415 DE 2017 E DA BNCC

Autores

  • Leidimara Demozzi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Professora Doutora Aline Cassol Daga Cavalheiro Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Sentido Pessoal. Docência. Ensino Médio

Resumo

As mudanças no Ensino Médio promovidas, principalmente, pela implementação da Lei 13.415 de 2017 e pela BNCC promoveu impactos no agir docente no componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura, bem como na formação dos educandos. O objetivo central da pesquisa é investigar os sentidos atribuídos à docência por professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Com relação à metodologia, o trabalho segue a lógica do materialismo histórico-dialético, como instrumento de reflexão teórico-prática, a ser utilizado para que a realidade superficial seja superada, visando alcançar, assim, uma realidade concreta, analisada e entendida em seus diversos e contraditórios aspectos. Inserida no campo da educação linguística, a pesquisa destaca a importância da atividade docente na formação da consciência e no desenvolvimento humano. Fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural — que concebe o desenvolvimento humano como um processo sócio-histórico—, a investigação busca fornecer subsídios à compreensão do papel docente no processo educativo.

Biografia do Autor

  • Professora Doutora Aline Cassol Daga Cavalheiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Linguística Aplicada. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando principalmente nas disciplinas relacionadas à área de Ensino de Língua Portuguesa e nas disciplinas de Produção Textual Acadêmica em diversos cursos de graduação. É também docente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Nessa mesma instituição, atuou, por dois anos, como coordenadora adjunta do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e foi coordenadora adjunta do Curso de Letras Português e Espanhol - Licenciatura por dois mandatos. É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA -, da UFSC, no âmbito do qual integra as linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e Produção Textual Acadêmica. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade, da UFFS. Integra também o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística, da Universidade Federal do Rio Grande e o Grupo Interinstitucional Estudos Dialógicos da Linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não escolares. Desenvolve pesquisa sobre educação em linguagem nas esferas escolar e acadêmica. Tem interesse por estudos na área de educação em linguagem, sob ancoragem histórico-cultural, que abarquem as seguintes temáticas: formação de professores; ensino e aprendizagem de língua portuguesa; práticas de leitura e escrita e formação humana; relações entre linguagem, processos de escolarização e desenvolvimento humano. Foi coordenadora de área do PIBID - Letras durante a vigência dos editais Capes n. 7/2018 e n. 2/2020. Em 2020, desenvolveu trabalho de consultoria na área de Língua Portuguesa na Proposta Curricular do Território Catarinense para o Ensino Médio. Atualmente, é coordenadora de área de gestão de processos educacionais do Pibid na UFFS (edital Capes n. 10/2024)

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Publicado

24-11-2025