O CONTEXTO DE MUDANÇAS DO ENSINO MÉDIO E AS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA
UMA ANÁLISE DA LEI 13.415 DE 2017 E DA BNCC
Palavras-chave:
Sentido Pessoal. Docência. Ensino MédioResumo
As mudanças no Ensino Médio promovidas, principalmente, pela implementação da Lei 13.415 de 2017 e pela BNCC promoveu impactos no agir docente no componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura, bem como na formação dos educandos. O objetivo central da pesquisa é investigar os sentidos atribuídos à docência por professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Com relação à metodologia, o trabalho segue a lógica do materialismo histórico-dialético, como instrumento de reflexão teórico-prática, a ser utilizado para que a realidade superficial seja superada, visando alcançar, assim, uma realidade concreta, analisada e entendida em seus diversos e contraditórios aspectos. Inserida no campo da educação linguística, a pesquisa destaca a importância da atividade docente na formação da consciência e no desenvolvimento humano. Fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural — que concebe o desenvolvimento humano como um processo sócio-histórico—, a investigação busca fornecer subsídios à compreensão do papel docente no processo educativo.
