LUTAS E PRESENÇAS
REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES CIENTISTAS EM CURRÍCULO, LITERATURA E LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Figura feminina, Currículo, Ensino de CiênciasResumo
Esta pesquisa discute uma problemática social, sendo ela a invisibilidade da figura feminina cientista, bem como de suas contribuições para o meio CT. Desse modo, com a realização da pesquisa buscamos repensar os incentivos dados para as meninas e mulheres e trazer a Educação CTS como um meio de problematizar a temática social nas salas de aulas e currículos. Visto isso, partindo da problemática de pesquisa: Qual o papel da cientista feminina na perspectiva da Educação CTS ao longo da história na educação e como isso está ou não presente em livros didáticos brasileiros? E objetivando compreender, caracterizar e analisar de que formas a figura feminina cientista é apresentada em Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da Educação CTS. Quanto a análise metodológica, utilizamos a Análise Textual Discursiva em . Apontamos que, por vezes, apesar da representação feminina ser maior quando comparada a masculina, permanece a reprodução de estereótipos da pessoa Cientista, retratando-a branca, cabelos grisalhos, idosa, usando óculos, no laboratório ao lado de suas vidrarias. Esses fatos podem remeter que somente foi produzido CT em anos passados e por pessoas brancas.
