LUTAS E PRESENÇAS

REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES CIENTISTAS EM CURRÍCULO, LITERATURA E LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

Figura feminina, Currículo, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa discute uma problemática social, sendo ela a invisibilidade da figura feminina cientista, bem como de suas contribuições para o meio CT. Desse modo, com a realização da pesquisa buscamos repensar os incentivos dados para as meninas e mulheres e trazer a Educação CTS como um meio de problematizar a temática social nas salas de aulas e currículos. Visto isso, partindo da problemática de pesquisa: Qual o papel da cientista feminina na perspectiva da Educação CTS ao longo da história na educação e como isso está ou não presente em livros didáticos brasileiros? E objetivando compreender, caracterizar e analisar de que formas a figura feminina cientista é apresentada em Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da Educação CTS. Quanto a análise metodológica, utilizamos a Análise Textual Discursiva em . Apontamos que, por vezes, apesar da representação feminina ser maior quando comparada a masculina, permanece a reprodução de estereótipos da pessoa Cientista, retratando-a branca, cabelos grisalhos, idosa, usando óculos, no laboratório ao lado de suas vidrarias. Esses fatos podem remeter que somente foi produzido CT em anos passados e por pessoas brancas. 

Biografia do Autor

  • Alessandra Nilles Konzen, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) (2019-2023), Campus Cerro Largo/RS, na qual foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) (2020-2023), desenvolvendo por meio do programa atividades de ensino, pesquisa e extensão. Participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão. Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS (2019-). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, na linha 1 - Políticas Educacionais e Currículo e bolsista CAPES/DS (2023-2025). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), na linha 4 - Perspectivas científicas tecnológicas e sociais no processo de educação em Ciências (2025-). Licencianda em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER-EAD) (2023-). Pós-graduanda em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (UNINTER-EAD) (2025-). Vem pesquisando as seguintes temáticas: Mulheres na Ciência; Educação na Ciência-Tecnologia-Sociedade, Currículo e Mulheres cientistas em Livros Didáticos de Ciências e/ou Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Professora de Ciências no município de São Paulo das Missões (SPM/RS) (2025).

  • Rosemar Ayres dos Santos

    Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009); Licenciada em Pedagogia pela UNINTER (2024); Mestra em Educação (2012) e Doutora em Educação (2016) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora Associada na área de Ensino de Física e Ciências; professora, orientadora e coordenadora da Linha de pesquisa 1 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora de Estágios e integrante Colegiado nos Cursos de Física e Matemática, integrante do NDE nos cursos de Física e Pedagogia. Editora de Seção de Ensino de Física da Revista Insignare Scientia (RIS). Foi Conselheira no Conselho Universitário e na Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis. Foi Coordenadora Adjunta de Extensão, campus Cerro Largo. Integrou o Comitê Assessor de Pesquisa e Comitê Assessor de Extensão e Cultura, Integrou o Grupo de Estudos Temáticos Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação da UFSM. Integra os Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP), vinculados à UFFS. É colaboradora no PET Ciências. Coordenou o Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, Física e Química. Coordenou o PIBID, nos subprojeto Interdisciplinar e subprojeto Física. É Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID. Coordena e orienta pesquisas. Atua na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

24-11-2025