“SOBREVIVENDO NO INFERNO”: Um olhar para a descontração do racismo em práticas pedagógicas.
Palavras-chave:
Educação Antirracista, Práticas Pedagógicas, Escola BásicaResumo
Esta pesquisa busca responder a seguinte indagação: como as propostas pedagógicas antirracistas publicadas na revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) 1podem contribuir para a desconstrução do racismo no contexto educacional? O objetivo geral é analisar práticas pedagógicas antirracistas, com base nas publicações da revista da ABPN, como formas de enfrentamento do racismo na educação. Em relação aos objetivos específicos da pesquisa, elencamos: (a) investigar, de que forma o racismo pode se manifestar em práticas educacionais, a fim de enfatizar a relevância das práticas antirracistas; (b) mapear reportagens publicadas no portal G1, entre 2004 e 2024, que evidenciem a permanência de casos de racismo na escola; (c) analisar artigos da revista da ABPN que abordam práticas antirracistas no ambiente escolar. Em termos metodológicos, esta pesquisa tem abordagem qualitativa, com foco em análise documental. Foram selecionadas duas frentes principais: reportagens do portal G1 e artigos da revista da ABPN. No caso do G1, utilizamos palavras-chave como "racismo", "denúncia de racismo contra criança" e outros termos relacionados à discriminação racial no ambiente escolar. Os critérios de seleção foram: relevância temática, diversidade geográfica, atualidade, impacto e clareza das informações.
