O INGRESSO DE ESTUDANTES (I)MIGRANTES: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CHAPECÓ- SC
Resumo
O presente estudo investiga os impactos do ingresso de estudantes (i)migrantes no cotidiano escolar da rede pública estadual de Chapecó-SC, com foco na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Com base em uma abordagem qualitativa e inspirada na etnografia, a pesquisa compreende observação participante, análise documental e rodas de conversa com professores do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é compreender como a presença desses sujeitos mobiliza práticas pedagógicas e processos formativos docentes, revelando tensões, desafios e possibilidades de inclusão. A pesquisa encontra-se em andamento, passando pela qualificação apenas em setembro de 2026 e está ancorada nos aportes teóricos de bell hooks, Paulo Freire e António Nóvoa, a investigação propõe uma reflexão crítica sobre a urgência de uma educação antirracista, acolhedora e comprometida com a diversidade cultural e étnico-racial.
