ESTÁGIO COM PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DA UFFS CAMPUS ERECHIM

Autores

  • Naira Tamioso Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

  1. Introdução

 

O ato de estagiar é abarcado por diversos aprendizados, sobretudo, por inquietações que mobilizam anseios de pesquisar. Durante a graduação, a matriz curricular dispõe de componentes curriculares que buscam fundamentá-lo e, por conseguinte, fundamentar a formação de professores. Assim, a prática no campo de atuação profissional em Educação não se desvincula das bases teóricas, nem mesmo se esvazia de intencionalidade. Em outras palavras, a unidade teórico-prática se consolida na realização da prática pedagógica não neutra. A teoria, portanto, fornece subsídios para a prática, para qual instrumento e material usar, mas fundamentalmente para o pensar. Assim, para circunscrever o objeto deste estudo, um dos fios condutores do estágio é a pesquisa.

Nesse contexto, o Estágio Supervisionado encontra-se como um nascedouro de aprendizagens (Richit; Loss, 2024) e de pesquisa, cuja multiplicidade de elementos a serem problematizados requer atenção a esta profissão. O corrente estudo encontra-se em andamento e é advindo da dissertação que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó, com vínculo na linha de pesquisa de Formação de Professores. Esta, vem contribuindo no aprofundamento dos estudos, juntamente com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). Além disso, a pesquisa conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o processo Nº 88887.936026/2024-00.

Com esse tema em pauta, o objeto deste estudo emerge de uma pergunta disparadora: Quais as contribuições do estágio com pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental para a formação de professores do Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Erechim? Pergunta, essa, balizadora nesta busca. Para elucidar o problema descrito, algumas questões de pesquisa são fundantes: a) Quais as contribuições advindas do estágio com pesquisa para com o planejamento da aula? b) Quais as contribuições advindas do estágio com pesquisa para a formação à realização do ensino-aprendizagem em sala de aula? c) Quais as contribuições advindas do estágio com pesquisa para com o desenvolvimento humano dos(as) futuros(as) professores(as)?

Produzir uma pesquisa sobre o estágio e suas contribuições formativas na docência, proposta neste estudo, possui relevância para a sociedade, para as escolas, para os[1] professores, pois a partir dela abordar-se-ão discussões que versam a complexidade deste trabalho envolto na profissão em destaque. Esses impactos reverberam em diversos níveis, desde a sala de aula, através do percurso formativo dos professores que atuarão nela, até a comunidade onde essa sala de aula terá contato e visibilidade.

Não é raro ouvirmos que a profissão de professor dimensiona a formação de todas as profissões. E, essa afirmação possui uma conotação mais profunda do que aparenta. A formação de professores é um dos pilares da qualidade da educação, impactando diretamente a qualidade do ensino básico e, por conseguinte, toda uma geração de futuros profissionais. Por isso que, ao pesquisar o presente tema e tendo-o em seu objeto de estudo, a dissertação pode identificar lacunas, necessidades e contribuições no processo de formação inicial dos pedagogos, além de outras que se somam.

Diante disso, ao estabelecer não apenas a importância para quem pesquisa e para a comunidade acadêmica, mas também para a comunidade, tece-se um significativo de alcance capaz de pensar a dimensão do papel do professor na formação humana. Sabe-se que, a pesquisa por si só não trará respostas para todos os enfrentamentos educacionais, mas compreendem-se seus pequenos e significativos contributos que marcam a história, os quais também trarão continuidade às novas investigações.

Para dar guarida à busca em destaque, o objetivo geral é apresentado como: Identificar e analisar as contribuições do estágio com pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental na formação de professores do Curso de Pedagogia da UFFS Campus Erechim. Para buscar responder ao problema de pesquisa, tecendo um caminho teórico-metodológico que atenda ao que esta pesquisa objetiva, são descritos os seguintes objetivos específicos: (a) Ouvir e analisar os relatos de experiência apresentado ao estágio obrigatório nos anos iniciais do ensino fundamental; (b) Evidenciar e analisar as contribuições advindas do estágio com pesquisa para com o planejamento na sala de aula; (c) Evidenciar e analisar quais as contribuições advindas do estágio com pesquisa para a formação à realização do ensino-aprendizagem em sala de aula; (d) Compreender as contribuições advindas do estágio com pesquisa para com o desenvolvimento humano dos(as) futuros(as) professores(as)?

 

  1. Metodologia

 

Tendo em vista a metodologia como um caminho cognitivo do pensamento para apreender o objeto, tem-se em sua composição: a concepção teórico-metodológica basilar, os instrumentos e os procedimentos. Assim, esta tem caráter materialista histórico-dialético, especificadamente ancorada em aportes da Teoria Histórico-Cultural que concebe o ser humano como um ser histórico, explicitando não só um conjunto de mediações que necessitam das relações sociais, como também elucidando que todos(as) são capazes de aprender e se desenvolver.

Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho quati-qualitativo, em análise de narrativas. O procedimento de análise de dados dar-se-á pela mediação teórica, que tem como ordem sequencial: iniciar pelo concreto empírico, realizar a abstração (por meio da mediação), passar ao concreto pensado, e realizar a reconstrução da realidade no pensamento. Assim, a pesquisa na perspectiva materialista, o mundo é visto do ponto de vista da materialidade das relações sociais. (Neto, 2011).

A recolha de dados ocorreu em dois momentos dentro do Componente Curricular (CCr) Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, ofertado pela UFFS campus Erechim no 9º semestre do curso de pedagogia: no início do semestre, e no retorno do período de exercício da docência nas escolas, e em ambos foi realizado a captação oral de narrativas das estudantes. Como roteiro de observação para a recolha de dados, foram utilizados apêndices. Essa análise dos dados provenientes das narrativas, por sua vez, se encontra em andamento mediante o paradigma indiciário (Leandro; Passos, 2021), atentando aos significados das pausas, dos gestos, das emoções, do semblante, das reações, possibilitando que estes fenômenos tornem-se visíveis. Contudo, o desenvolvimento do presente estudo possui aprovação do Comitê de Ética da UFFS campus Chapecó dentro do Projeto guarda-chuva de autoria da professora doutora Adriana Richt, sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 45026621.6.0000.5564 e parecer Nº 4.764.981 de 10 de Junho de 2021.

 

  1. Resultados e discussão

 

Em decorrência desta pesquisa estar em andamento, será apresentado neste tópico alguns destaques das discussões realizadas na revisão de literatura, a qual teceu um panorama bibliográfico quali-quantitativo do tipo estado da arte, conforme Ferreira (2002). A plataforma de dados escolhida foi o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por contemplar os gêneros científicos em circulação (artigos, monografias de graduação e monografias de pós-graduação, dissertações e teses). Aplicando recorte temporal, expressões de busca, descritores e operadores booleanos, bem como critérios de exclusão e inclusão previamente definidos, foram encontrados 15 achados. Diante do que fora encontrado, é importante salientar a atividade de natureza teórico-prática em desenvolvimento pelos(as) acadêmicos(as), cuja importância de olhá-la como basilar à uma formação inicial reside na percepção de um processo formativo estruturante em sua base.

 

  1. Considerações finais

 

Ao projetar esta pesquisa por seus caminhos e concepções teórico-metodológicas, compreende-se a relevância da elaboração das aulas como um trabalho complexo onde o(a) professor(a) atua mediando a passagem de processos simples aos complexos do desenvolvimento psíquico, visando a atividade e não a passividade. Por conseguinte, elementos advindos diariamente de uma experiência de estágio corroboram para vislumbrar estes processos. Contudo, ao pesquisar sobre as contribuições do Estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a formação de professores do curso de pedagogia da UFFS campus Erechim, faz-se preciso adentrar ao movimento teórico-prático do fazer pesquisa, que está envolto na intencionalidade do(a) professor(a). E, é pela intencionalidade que o trabalho deste profissional perpassa.

 

Referências

 

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abril 2025.

 

LEANDRO, Everaldo Gomes; PASSOS, C. L. B. O paradigma indiciário para a análise de narrativas. Dossiê: A dimensão biográfica como processo de formação e de compreensão de si e do mundo. v. 37, e74611. Curitiba: Educar em revista, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/hk9sxtYY6BCfcHxwYm3Q8zB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abril 2025.

 

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/introducao-aos-estudos-do-metodo-de-marx-j-p-netto.pdf. Acesso em: 09 maio 2025.

 

RICHIT, Adriana; LOSS, Adriana Salete. Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 50, p. e262812, 2024. DOI: 10.1590/S1678-4634202450262812en.

 

 

Agradecimentos Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

 

 

[1] Em toda a extensão do Projeto, será adotada essa terminologia de modo a contemplar todos os gêneros.

Downloads

Publicado

24-11-2025