POÉTICAS DO CHÃO
ESCUTA SENSÍVEL E ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO SONORA
Palavras-chave:
Arquitetura e Urbanismo; Prática artística; Paisagem sonora.Resumo
O texto aborda uma escuta sensível e ecológica a partir da arte e da imaginação cognitiva como métodos didático-pedagógicos na educação sonora, especialmente nos currículos de Arquitetura e Urbanismo, onde o ensino técnico ainda prevalece. A justificativa reside na necessidade de formar arquitetos e urbanistas conscientes do impacto sonoro no cotidiano, na saúde e no meio ambiente. O objetivo é investigar como práticas artísticas, a exemplo de "Poéticas do Chão: escutas naturais culturais", podem servir como metologia interdisciplinar na educação sonora, fundamentando-se em Ingold (2015), Schafer (2001), Haraway (2023), Guattari (1990) e Pimentel (2013). A prática artística de caminhada sonora-visual no Parque Natural Longines Malinowki, que foi desenvolvida no estágio à docência do PPGICH da UFFS com os estudantes de Ambiência Acústica, evidencia, nas criações poéticas realizadas pelos alunos, uma escuta sensorial e ecocrítica atenta aos impactos sonoros naturais-culturais. Esses resultados indicam que o desenvolvimento de uma sensibilidade sonora, artística e multissensorial pode ser uma forma aprofundada para estimular os futuros arquitetos a intervir de forma mais humana e ecologicamente consciente nos espaços que habitam e irão projetar.
