A GÊNESE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS
Palavras-chave:
análise documental, Brasil Império, ensino de Matemática, história da educação, interdisciplinaridadeResumo
Este trabalho é um excerto de minha pesquisa de Mestrado em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A partir de uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, busco compreender os enlaces entre os aspectos históricos, políticos e sociais da história do livro didático de Matemática no Brasil e suas interfaces na história do ensino de Matemática, bem como na história da Educação Matemática. Neste estudo, direciono o olhar para os primórdios do ensino de Matemática no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII, considerando que nesse período o Brasil era uma colônia portuguesa, de modo a propor relações entre tal contexto histórico, político e social e o primeiro livro didático de Matemática que, embora tenha sido impresso em Portugal, foi redigido no Brasil: Exame de Artilheiros. Por meio da análise crítica do contexto descrito por Alpoim (1744), é possível inferir que o autor estabelece relações entre o domínio de saberes matemáticos elementares e a habilidade e cognição necessárias para o enfrentamento em campo de batalha.
