A GÊNESE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO BRASIL

ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS

Autores

Palavras-chave:

análise documental, Brasil Império, ensino de Matemática, história da educação, interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho é um excerto de minha pesquisa de Mestrado em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A partir de uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, busco compreender os enlaces entre os aspectos históricos, políticos e sociais da história do livro didático de Matemática no Brasil e suas interfaces na história do ensino de Matemática, bem como na história da Educação Matemática. Neste estudo, direciono o olhar para os primórdios do ensino de Matemática no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII, considerando que nesse período o Brasil era uma colônia portuguesa, de modo a propor relações entre tal contexto histórico, político e social e o primeiro livro didático de Matemática que, embora tenha sido impresso em Portugal, foi redigido no Brasil: Exame de Artilheiros. Por meio da análise crítica do contexto descrito por Alpoim (1744), é possível inferir que o autor estabelece relações entre o domínio de saberes matemáticos elementares e a habilidade e cognição necessárias para o enfrentamento em campo de batalha.

Biografia do Autor

  • Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Fernanda da Silva Schons é educadora há trinta anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). É Graduanda em Letras. Cursa Especialização em Currículo e Prática Docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem participado de disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar, educação matemática e educação financeira. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE). É representante discente no Colegiado do PPGICH da UFFS.

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Publicado

24-11-2025