RECONHECIMENTO DO SABER-FAZER NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA
Palavras-chave:
saberes tradicionais , campesinato, políticas públicas ruraisResumo
Este artigo analisa como o saber-fazer da agricultura familiar é reconhecido nos textos das políticas públicas brasileiras, a partir de uma abordagem qualitativa orientada pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Considerando o saber-fazer como um conjunto de práticas, conhecimentos e valores socialmente construídos e territorialmente situados, investigam-se documentos institucionais de programas federais voltados à agricultura familiar, como PRONAF, PAA e PNAE. Os resultados indicam que, embora haja avanços normativos em reconhecer a diversidade sociocultural dos agricultores familiares, persiste uma tendência tecnocrática e produtivista que fragiliza o reconhecimento efetivo dos saberes locais. A pesquisa contribui para o debate sobre a construção de políticas públicas sensíveis à pluralidade epistêmica do rural brasileiro, defendendo a valorização do saber-fazer como fundamento de políticas inclusivas e territorialmente enraizadas.
