TOXICIDADE DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS REAIS UTILIZANDO TESTES COM ALLIUM CEPA E DANIO RERIO

UMA REVISÃO

Autores

  • Alice Goncalves Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
  • Suzymeire Baroni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernando Henrique Borba Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

citotoxicidade, efluente, toxicidade aguda

Resumo

Este trabalho é uma revisão de literatura acerca de testes de toxicidade utilizando Allium cepa e Danio rerio em efluentes reais em pesquisas presentes na plataforma PubMed. 

Biografia do Autor

  • Alice Goncalves, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

    Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária, bacharelado, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo. Foi monitora de Princípios da Conservação e Transferência de Massa e Energia, no ano de 2021. Realizou pesquisa acerca dos efeitos dos extratos das folhas de plantas da Família Verbenaceae em embriões de Danio rerio. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis na linha de pesquisa intitulada Desenvolvimento de Processos e Tecnologias. Tem interesse nas área de tratamento de efluentes, toxicologia ambiental e ecotoxicologia.

  • Suzymeire Baroni, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Melhoramento Genético pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fronteira Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: mutagênese, ciclo celular, genotoxicidade ambiental. Envolvida com grupos de pesquisa que atuam no estudo dos impactos de agrotóxicos na saúde de trabalhadores rurais através de biomarcadores genotóxicos. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis - PPGATS- UFFS Cerro Largo-RS.

  • Fernando Henrique Borba, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Atualmente desenvolve pesquisas com finalidades de elaborar estratégicas de minimizar os impactos ambientais relacionados com o descarte de poluentes e contaminantes em corpos hídricos. A principal finalidade é a aplicação de processos de tratamento emergentes aplicados a águas residuárias com elevadas concentrações de carga orgânica e contaminantes de baixa biodegradabilidade e com elevada recalcitrância. Temos parcerias em conjuntos com departamentos de IES, tais como UFSM e UFRGS, onde realizamos diversos tipos de análise em amostras ambientais, identificando as suas purificações e degradações dos contaminantes após as performances e estratégias de tratamento de águas residuárias. Aplicamos ensaios de toxicidade e genotoxicidade em amostras ambientais, utilizando diversos bioindicadores, tais como (Allium cepa, Lactuca sativa, Daphnia magna, Danio rerio, dentre outros). Para o desenvolvimento destas pesquisas ambientais possuímos em nossos laboratórios (IES parceiras) equipamentos de grande porte, confiabilidade e credibilidade no meio cientifico de investigação.

Downloads

Publicado

24-11-2025