DESAFIOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS EFEITOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Escola Sem Partido, Neoliberalismo, EducaçãoResumo
O presente trabalho analisa criticamente o Movimento Escola Sem Partido (ESP) e seus efeitos sobre a formação docente e a educação democrática no Brasil. Surgido como resposta a uma suposta doutrinação ideológica nas escolas, o movimento propõe uma neutralidade que, na prática, limita a liberdade de cátedra, enfraquece o pensamento crítico e reforça uma agenda conservadora e neoliberal. Utilizando abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, o estudo revela que o ESP atua como instrumento político-ideológico de setores reacionários, promovendo uma visão autoritária da educação que ameaça a pluralidade, a autonomia docente e a inclusão. Em contraponto, são destacadas alternativas pedagógicas críticas e democráticas que defendem uma educação pública comprometida com os direitos humanos e a justiça social.
