DISPUTA TERRITORIAL E DINÂMICAS DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL

JUVENTUDE, AGRICULTURAFAMILIAR E RESISTÊNCIAS NA COOPERATIVA NOSSA TERRA DE ERECHIM

Autores

  • Kariane Vanessa Gaiardo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Juçara Spinelli
  • Marcio Freitas Eduardo

Palavras-chave:

DISPUTA TERRITORIAL E DINÂMICAS DO COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL, JUVENTUDE, AGRICULTURAFAMILIAR E RESISTÊNCIAS NA COOPERATIVA NOSSA TERRA DE ERECHIM

Resumo

O presente resumo expandido traz resultados parciais da pesquisa da dissertação, em andamento, que analisa as disputas territoriais entre o agronegócio e as iniciativas da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, com ênfase na trajetória da Cooperativa Nossa Terra, em Erechim/RS. Parte-se do entendimento de que o sistema capitalista foi naturalizado na sociedade contemporânea, o que evidencia os conflitos sociais e territoriais enfrentados por iniciativas que propõem alternativas a esse modelo, nas quais movimentos sociais e cooperativas solidárias articulam formas de resistência fundamentadas em solidariedade, sustentabilidade e justiça social.
Adotando abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa-ação participante, a investigação evidencia como as feiras, os mercados urbanos e os circuitos curtos de comercialização se tornam territórios simbólicos e estratégicos para a afirmação da agricultura familiar. A pesquisa também destaca o protagonismo da juventude cooperativista no Projeto Feira Jovem, que fortalece redes solidárias e valoriza a identidade rural.
Os resultados parciais apontam que o cooperativismo solidário atua não apenas como estratégia econômica, mas como um projeto político de transformação social, promovendo novas territorialidades e contribuindo para a soberania alimentar e a justiça socioespacial. O estudo busca contribuir com o debate acadêmico e político sobre economia solidária, juventude rural e conflitos territoriais.

Biografia do Autor

  • Kariane Vanessa Gaiardo, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim RS, concluído em 2021. Formada no Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol Jovem), realizado pela Secretaria de Juventude da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) com o apoio do Trias Brasil e do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi), da Universidade de Brasília (UnB) e em Mudanças climáticas: panorama, desafios e oportunidades para jovens profissionais pela Youth Climate Leaders. Atualmente mestranda no programa de pós graduação em geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul e coordendora do projeto Feira Jovem em Erechim RS. 

Downloads

Publicado

24-11-2025