ALFABETIZAÇÃO INICIAL NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • Angela Barbara Rossetto Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Dr. Almir Paulo dos Santos Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Alfabetização. Crianças. Criticidade

Resumo

Este resumo expandido apresenta como tema relevante a Alfabetização Crítica, uma vez que são escassos os estudos nessa perspectiva. Objetiva compartilhar a pesquisa Alfabetização na infância numa perspectiva crítica, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS, campus Erechim-RS. Como metodologia, empregou-se a pesquisa qualitativa e a pesquisa bibliográfica. O aporte teórico constitui-se, essencialmente, em Freire (1998, 2000, 2013, 2017, 2020), Freire; Macedo (2015) na concepção de alfabetização crítica. Além disso, traz as contribuições de Soares (2021) como referência importante no processo de alfabetização e no campo da infância as contribuições de Sarmento (2005, 2021). Como resultados evidenciou-se avanços na cultura escolar. A participação, a inclusão, o respeito a diversidade, a vivência democrática, o protagonismo infantil e juvenil, a autonomia e a criatividade são avanços evidenciados em um trabalho de alfabetização crítica alicerçado em uma proposta educacional humanizadora. Os desafios são de ampliar a fundamentação teórica da alfabetização crítica, dos letramentos, da metodologia no sentido específico da alfabetização crítica.

Biografia do Autor

  • Angela Barbara Rossetto, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim

    Professora da rede pública municipal e estadual do município de Barra Funda - RS, Articuladora Municipal do RENALFA, Mestre em educação - UFFS/Erechim.

  • Dr. Almir Paulo dos Santos, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professor e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (Erechim).

Downloads

Publicado

24-11-2025