A FORMAÇÃO DO PROFESSOR(A) DE ARTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA FONTE EMANCIPATÓRIA E PLURAL DA HUMANIDADE

Autores

  • Lucimara Espich UFFS- Erechim

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DO PROFESSOR(A) DE ARTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo

No atual contexto educacional, marcado por intensas transformações sociais, culturais e tecnológicas, promover uma escola democrática e inclusiva representa um grande desafio para as políticas públicas educacionais. A diversidade presente nas salas de aula exige dos sistemas de ensino e dos profissionais uma postura crítica, acolhedora e aberta às diferentes histórias, habilidades e formas de aprender dos estudantes. As Artes se destacam como ferramenta pedagógica potente para valorizar as diferenças e promover a inclusão escolar, possibilitando o desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo investiga o papel das Artes na Educação Especial Inclusiva, analisando sua relevância como instrumento emancipatório e promotor da pluralidade humana. Busca-se compreender como as práticas artísticas favorecem o desenvolvimento cognitivo, emocional e a participação plena de estudantes com diferentes habilidades, considerando as normativas como a LDB, a Lei de Acessibilidade, a LBI e a BNCC. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Carvalho, Ziesmann, Mantoan e Lanuti, além das legislações vigentes. A etapa empírica, em andamento, envolve entrevistas com docentes da rede pública de Concórdia/SC, visando responder como as Artes podem contribuir para a construção de um ambiente escolar inclusivo e democrático, assegurando o desenvolvimento das potencialidades de todos os estudantes. O objetivo geral é analisar a integração das Artes às práticas pedagógicas em escolas públicas municipais, promovendo inclusão e respeito às diferenças. Entre os objetivos específicos estão a análise das estratégias docentes para atender à diversidade, a avaliação da formação inicial e continuada dos professores, a investigação do potencial das práticas artísticas na criação de ambientes acolhedores e a identificação dos desafios enfrentados no uso da Arte como instrumento de inclusão. Propõe-se ainda uma oficina de formação docente, visando fortalecer competências pedagógicas e fomentar práticas inclusivas, reconhecendo a obrigatoriedade do ensino de Artes e destacando a importância de práticas pedagógicas sensíveis, investigativas e dialógicas para garantir pertencimento e participação de todos os estudantes no ambiente escolar.

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Publicado

24-11-2025