EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inteligência Artificial Generativa, Educação

Resumo

Este texto faz parte da pesquisa de mestrado em educação, onde explora-se as possibilidades de uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no Ensino Superior. O objetivo geral é investigar a presença, utilização e potencialidade da IAG no contexto da educação e do ensino superior, analisando desafios, impactos e contribuições para a prática docente. O problema desta pesquisa é: Em que medida a IAG está integrada às práticas pedagógicas dos professores de graduação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) do Campus Chapecó, Santa Catarina?

A IA é definida como um campo da ciência da computação voltada à criação de sistemas que simulam capacidades humanas, como aprender e raciocinar (Santaella, 2021, 2023). Já a IAG se destaca por criar conteúdos, como textos e imagens, por meio de algoritmos generativos (Academia Brasileira de Ciências, 2023). Nicolelis (2020) alerta para o fato de que, enquanto essas tecnologias oferecem avanços significativos, elas também podem nos levar a uma dependência crescente de assistência algorítmica para o pensamento e a análise crítica.

Zuboff (2019) descreve que, apesar das capacidades avançadas das máquinas em simular comportamentos que parecem ser “inteligentes”, esses sistemas não possuem consciência. Eles operam através de um conjunto de algoritmos programados para responder a padrões de dados. E a pergunta que fica é: qual é o impacto disso no Ensino Superior?

 

 

Biografia do Autor

  • Ana Maria de Oliveira Pereira, UFFS

    Professora Doutora da Pós-graduação na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

24-11-2025