POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES AUTISTAS.

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Ensino Superior, Permanência

Resumo

Partindo do princípio de que o acesso à educação é assegurado por legislações como a Lei n.º 12.711/2012, que reserva vagas para pessoas com deficiência, e o Decreto n.º 11.785/2023, que institui o Programa Federal de Ações Afirmativas. Esta pesquisa visa analisar a permanência de estudantes Autistas no Ensino Superior, utilizando uma metodologia aportada em uma base epistemológica pós-crítica, sob a perspectiva Foucaultiana, onde utilizaremos o conceito de Biopolítica para compreender como as políticas educacionais são constituídas, através da pesquisa bibliográfica. Os objetivos do estudo incluem compreender como a literatura descreve os desafios e as condições de permanência de estudantes Autistas no Ensino Superior.

Biografia do Autor

  • Mestrando. Iago Silva Brito, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Graduado em Ciências Sociais — Licenciatura plena (2023) pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó–SC, onde foi bolsista Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Trabalhou interdisciplinarmente em projetos e Participou como bolsista voluntário do Projeto de Extensão Grupo Diversidade, Orientação e Identidade Sexual (GDOIS) e do Projeto Monitoria de Apoio ao Ensino e Aprendizagem e aos processos de integração dos Estudantes do Curso de Ciências Sociais. Atualmente, membro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIN/UFFS/CNPq). Em suas pesquisas tematiza: autoetnografia, autismo, educação inclusiva, diversidade e identidade. Atualmente pesquisa Políticas Públicas de permanência para estudantes Autistas no Ensino Superior.

  • Dr.ª Patrícia Gräff, Universidade Federal da Fronteira Sul: Chapeco, SC, BR

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2017). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Especialista em Gestão Educacional (2010) e Graduada em Educação Especial - licenciatura plena (2008) e Pedagogia  Licenciatura plena (2017), pela Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq e a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias Educacionais (RIIATE). Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE. Em suas pesquisas tematiza: educação inclusiva, diversidade, identidade e educação de surdos. Atualmente atua como docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó/SC. 

Downloads

Publicado

24-11-2025