FITOTOXICIDADE DE AGROTÓXICOS APLICADOS EM SOJA COM TECNOLOGIA ENLIST®
Palavras-chave:
Glycine Max, Biotecnologia, MisturasResumo
A soja (Glycine max L.) é uma planta subtropical de origem do sudeste da Ásia, com importância agrícola mundial, sendo fonte de proteínas, isoflavonoides, saponinas, fitoesteróis, vitamina E, fibras alimentares e óleos vegetais de qualidade, tornando-se uma cultura com diversas características benéficas para a saúde (Balanescu et al., 2022). O Brasil é o maior produtor mundial de soja, com alto avanço tecnológico no manejo agronômico, a exemplo da soja Enlist, a qual tem contribuído para o aumento da produtividade (Corteva, 2023).
A soja com tecnologia Enlist é uma inovação biotecnológica em que as cultivares apresentam resistência aos herbicidas glyphosate, 2,4-D e glufosinato de amônio, oferecendo ao produtor maiores flexibilidade no manejo de plantas daninhas (Nandula, 2019; Corteva, 2023).
O uso de diferentes agrotóxicos misturados ao tanque de pulverização para o manejo de pragas infestantes da soja demanda atenção quanto as interações que podem ocorrer. As combinações dos agrotóxicos podem resultar em efeitos sinérgicos, aditivos ou antagônicos e isso ocasiona fitotoxicidade ou impacta na boa eficácia dos tratamentos para o manejo das pragas (Riedo et al., 2025).
Diante disso objetivou-se com o trabalho avaliar a seletividade de agrotóxicos aplicados em isolados ou misturados ao tanque do pulverizador em pós-emergência da cultura da soja com tecnologia Enlist®.
