SENTIDO PESSOAL E ATIVIDADE DE ESTUDO
UMA INVESTIGAÇÃO COM EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO DA ÁREA DE LINGUAGENS
Palavras-chave:
Linguagens, Sentido Pessoal, Ensino MédioResumo
Esta pesquisa possui o objetivo geral de investigar quais sentidos pessoais estudantes do Ensino Médio atribuem às atividades desenvolvidas nas Trilhas de Aprofundamento da área de Linguagens. Ainda em fase de desenvolvimento no âmbito do Mestrado, a pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). Temos como pressupostos metodológicos o materialismo histórico-dialético, o qual dispõe os procedimentos para o conhecimento e explicação da realidade por intermédio da elevação do abstrato ao concreto com o estabelecimento de categorias de análise, até se chegar às determinações mais simples desse objeto (Marx, 2003). Isso significa que o fenômeno é compreendido inicialmente, em sua descrição empírica, enquanto uma “visão caótica” (Marx, 2003), porque é encarado como síntese de múltiplas determinações. A pesquisa se justifica pela sua relevância teórica e educacional de buscar estabelecer um diálogo com o currículo e com aquilo que é vivenciado pelos estudantes. O debate é relevante ao trazer a formação da consciência enquanto mediada pelas significações sociais, processo em que a linguagem é central. Corrobora, ainda, para refletir sobre o ensino de linguagens e suas possibilidades. Todas essas funções sociais são importantes e auxiliam na reflexão sobre educação, já que compreendemos que os sentidos que o aluno atribui ao seu processo de aprendizagem é determinante na forma como ele internaliza o conhecimento. Com base em nosso movimento inicial de análise dos dados, podemos observar que os significados socialmente construídos acerca da escola, têm importância crucial na criação do sentindo pessoal.
