A PALAVRA LITERÁRIA COMO CONSTRUÇÃO DE FRESTAS LIBERTÁRIAS

A RELAÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO E NÃOHEGEMÔNICO POR MEIO DA LEITURA

Autores

  • Fernanda Ribeiro Valesan Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Dra.ª Camila Caracelli Scherma Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Leitura Literária, Discurso, Hegemonia, Educação, Pol´íticas Educacionais

Resumo

O resumo expandido submetido à este evento tem como objetivo apresentar os caminhos teórico-metodológicos pensados para a realização da pesquisa “A PALAVRA LITERÁRIA COMO CONSTRUÇÃO DE FRESTAS LIBERTÁRIAS: A RELAÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO E NÃO HEGEMÔNICO POR MEIO DA LEITURA”, onde será desenvolvida uma análise qualitativa dos embates entre discursos hegemônicos e não hegemônicos em um grupo focal de estudantes de graduação e pós-graduação, para entender as potências da leitura literária como local de construção de respostas a discursos opressores dentro de uma educação libertadora e crítica, utilizando para isto o método do cotejamento de discursos.  A pesquisa aqui detalhada parte da hipótese de que é possível entender a relação entre texto e leitor e o embate linguístico entre discurso hegemônico e não hegemônico a partir do cotejamento de discursos feitos em um grupo focal com alunos de graduação ou pós-graduação. Estima-se que a pesquisa irá compreender como o entendimento da linguagem e da leitura literária como forma polifônica e dialógica cria possibilidades de resposta aos discursos hegemônicos presentes em nossa sociedade.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ribeiro Valesan, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

    Mestranda em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade.

  • Dra.ª Camila Caracelli Scherma, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - em Chapecó (SC). Doutora em Linguística (2015) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Mestre em Linguística (2010) pela mesma Universidade. Graduada em Letras - Português e Inglês (2005). É membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe), com o qual tem trabalhado, desenvolvendo traduções e organizações de livros, colóquios e seminários nacionais e internacionais. Atuou, durante seis anos, como professora nos Ensinos Fundamental e Médio e possui experiência na formação continuada de professores. Desenvolve pesquisa na área de Linguagem, Discursos e Poder, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFFS. Desenvolveu estudos de Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos (Departamento de Letras) e na Université Toulouse Jean Jaurès (Laboratoire Lettres, Langages et Arts) (2017-2018). Coordena o Laboratório de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação - BAKHTINIANAS, grupo de pesquisa vinculado à linha de Politicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

24-11-2025