A PALAVRA LITERÁRIA COMO CONSTRUÇÃO DE FRESTAS LIBERTÁRIAS
A RELAÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO E NÃOHEGEMÔNICO POR MEIO DA LEITURA
Palavras-chave:
Leitura Literária, Discurso, Hegemonia, Educação, Pol´íticas EducacionaisResumo
O resumo expandido submetido à este evento tem como objetivo apresentar os caminhos teórico-metodológicos pensados para a realização da pesquisa “A PALAVRA LITERÁRIA COMO CONSTRUÇÃO DE FRESTAS LIBERTÁRIAS: A RELAÇÃO DO DISCURSO HEGEMÔNICO E NÃO HEGEMÔNICO POR MEIO DA LEITURA”, onde será desenvolvida uma análise qualitativa dos embates entre discursos hegemônicos e não hegemônicos em um grupo focal de estudantes de graduação e pós-graduação, para entender as potências da leitura literária como local de construção de respostas a discursos opressores dentro de uma educação libertadora e crítica, utilizando para isto o método do cotejamento de discursos. A pesquisa aqui detalhada parte da hipótese de que é possível entender a relação entre texto e leitor e o embate linguístico entre discurso hegemônico e não hegemônico a partir do cotejamento de discursos feitos em um grupo focal com alunos de graduação ou pós-graduação. Estima-se que a pesquisa irá compreender como o entendimento da linguagem e da leitura literária como forma polifônica e dialógica cria possibilidades de resposta aos discursos hegemônicos presentes em nossa sociedade.
