DISCUSSÕES DECOLONIAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Decolonialidade. Ensino.

Resumo

O presente trabalho é resultado de inquietações  relativamente aos processos educativos escolares e, sobretudo, da pesquisa de mestrado que se propõe a discutir as contribuições dos estudos decoloniais, em consonância com a etnomatemática, para o fortalecimento das representações de crianças negras no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o escopo do artigo aqui proposto nos restringimos a buscar e compreender como as representações de crianças negras nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática têm sido reportadas na literatura especializada de Educação Matemática, especificamente nas teses e dissertações defendidas no período 2015 a 2025. A busca se deu na Plataforma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) para a qual foram utilizados os seguintes descritores de busca: Negritude e Matemática, Decolonial e Matemática, Matemática e Interseccionalidade. Definimos esse recorte temporal porque nesse período registra-se aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017), mediante a qual mudanças educacionais foram propostas. No que se refere a metodologia este é um trabalho de caráter metodológico qualitativo, trata-se de uma análise bibliográfica, ancorada em Gil (2002). Como resultado destas buscas obtivemos um total de 94 trabalhos, sendo selecionados apenas quatro dissertações e uma tese, nos períodos de 2022 a 2024, que dialogassem com o foco de nossas discussões. O resultado desta busca reafirma a importância de discussões da temática que estamos nos propondo a realizar.

Biografia do Autor

  • Fátima Aparecida Mendes Da Silva, UFFS Campus Erechim

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH (2024-2026), Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS - Campus Erechim. Graduanda de Pedagogia - Licenciatura. Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS - Campus Erechim; Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura (2022). Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS - Campus Erechim. Ensino Médio integrado no Curso Técnico em Saúde Comunitária - Instituto de Educação Josué de Castro (2010). Bolsista do Grupo PET/Práxis Conexões de Saberes, FNDE (2018-2022). Bolsista CAPES/PIBID (2023-2024). Atualmente participa como estudante pesquisadora dos seguintes Grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq); Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T - UFFS, campus de Erechim. Bolsista CNPq - no Projeto Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores (2024); Bolsista Carrefour pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Dr. Adriana Richit

    Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universitat de Barcelona, Espanha (2022-2023). Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal (2016-2017). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro . Mestrado em Educação Matemática também pela UNESP, campus de Rio Claro/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Professora, classe E, nível associado IV, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFFS. Orienta trabalhos de pesquisa na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de aula (lesson studies) e desenvolvimento profissional de professores, Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Políticas Públicas Educacionais para a Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada de Professores, Prática docente na Educação Básica.http://orcid.org/0000-0003-0778-8198

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Publicado

24-11-2025