DISCUSSÕES DECOLONIAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Matemática. Decolonialidade. Ensino.Resumo
O presente trabalho é resultado de inquietações relativamente aos processos educativos escolares e, sobretudo, da pesquisa de mestrado que se propõe a discutir as contribuições dos estudos decoloniais, em consonância com a etnomatemática, para o fortalecimento das representações de crianças negras no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o escopo do artigo aqui proposto nos restringimos a buscar e compreender como as representações de crianças negras nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática têm sido reportadas na literatura especializada de Educação Matemática, especificamente nas teses e dissertações defendidas no período 2015 a 2025. A busca se deu na Plataforma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) para a qual foram utilizados os seguintes descritores de busca: Negritude e Matemática, Decolonial e Matemática, Matemática e Interseccionalidade. Definimos esse recorte temporal porque nesse período registra-se aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017), mediante a qual mudanças educacionais foram propostas. No que se refere a metodologia este é um trabalho de caráter metodológico qualitativo, trata-se de uma análise bibliográfica, ancorada em Gil (2002). Como resultado destas buscas obtivemos um total de 94 trabalhos, sendo selecionados apenas quatro dissertações e uma tese, nos períodos de 2022 a 2024, que dialogassem com o foco de nossas discussões. O resultado desta busca reafirma a importância de discussões da temática que estamos nos propondo a realizar.
