EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE INTEGRAL:UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Educação Física Escolar; , Saúde na escola, Prática pedagógicaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática baseada em jogos e brincadeiras para a aprendizagem de conceitos relacionados à saúde por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Parte-se da hipótese de que a Educação Física Escolar (EFE), ao articular a cultura corporal de movimento com temáticas relevantes para a cidadania — como a saúde — pode desempenhar um papel formativo mais crítico, reflexivo e emancipador. A motivação central da proposta decorre da constatação de que o tema saúde, muitas vezes, é abordado de forma limitada e descontextualizada nas aulas de EFE, restringindo-se a uma visão biomédica. A pesquisa será desenvolvida em uma escola pública do norte do Rio Grande do Sul, por meio da implementação de uma sequência didática ao longo de oito semanas, com encontros semanais. As atividades buscarão promover a compreensão ampliada e integral da saúde, contemplando suas dimensões físicas, emocionais, sociais e ambientais, por meio da ludicidade e da vivência corporal. O principal instrumento de coleta de dados será o diário de bordo do professor-pesquisador, cujos registros serão analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Espera-se que os resultados revelem o potencial dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para o ensino crítico da saúde, além de contribuir para o desenvolvimento de práticas docentes mais alinhadas às realidades dos estudantes. A proposta poderá ainda oferecer subsídios para o fortalecimento de um currículo mais significativo, que valorize o protagonismo estudantil e a formação cidadã. A pesquisa, portanto, pretende gerar um produto educacional replicável e adaptável a diferentes contextos escolares, contribuindo para o avanço das práticas pedagógicas em EFE.
