FITOTOXICIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS EM ISOLADO OU ASSOCIADOS NA CULTURA DO MILHO

Autores

  • Emanuel Wesley Borsato
  • Gilson Lucas Müller
  • Gismael Francisco Perin
  • Leandro Galon
  • Paulo José dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul-Erechim

Palavras-chave:

milho (zea Mays), fitotoxicidade, saflufenacil

Resumo

 Dentre os fatores que interferem negativamente na produtividade do milho, destaca-se a interferência das plantas daninhas que competem com a cultura pelos recursos; água, luz e nutriente. Essas espécies podem ainda hospedar doenças e insetos ou mesmo liberarem substâncias alelopáticas que ocasionam redução do crescimento, desenvolvimento e na produtividade de grãos (KUMAR et al., 2021).

O manejo das daninhas na cultura do milho é efetuado utilizando-se herbicidas, pela eficiência, rapidez e menor custo ao se comparar com outros métodos de controle (REZENDE et al., 2020). No entanto ao se usar herbicidas esses necessitam ser seletivos ao milho, para que não ocorram injúrias ou a morte de plantas e ao mesmo tempo que apresentem eficácia no controle das plantas daninhas, evitando que essas venham interferir na produtividade da cultura (REZENDE et al., 2020).

A hipótese do presente estudo é que a aplicação de saflufenacil de modo isolado ou associado a herbicidas pré e pós-emergentes em milho é seletiva à cultura. Diante disso, objetivou-se com o trabalho avaliar a toxicidade de saflufenacil aplicado de forma isolado ou associado a herbicidas pré e pós-emergentes no híbrido de milho SYN 488 VIP3.

Downloads

Publicado

24-11-2025