ENTRE O PROGRESSO E A PRESERVAÇÃO

UM RETRATO DA DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO TERRITÓRIO DA ANTIGA VILA PASSO DOS ÍNDIOS

Autores

Palavras-chave:

Patrimonio cultural, destruição do patrimonio, especulação imobiliária

Resumo

O presente trabalho se baseia em uma visão interdisciplinar entre a área de estudo da História e os estudos sobre Patrimônio Cultural. Baseando-se em uma metodologia de análise de fotografias, documentos e processos, busco entender como se deu (e ainda se dá) a desocupação dos espaços urbanos na antiga vila Passo dos Índios (atual centro de Chapecó) a partir da destruição das edificações com interesse cultural construídas entre as décadas de 1950 e 1990, como esses espaços foram/são reocupados a partir de um viés de expansão capitalista e de especulação imobiliária e como essas alterações urbanas impactam na criação de uma memória patrimonial coletiva dos moradores da cidade de Chapecó.

 

Biografia do Autor

  • Gustavo Andre Glienke Feyh, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduado e Mestrando em História pelo campus chapecoense da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atua como técnico em museus na prefeitura de Chapecó e como bolsista de pesquisa CAPES (Processo nº 88887.004131/2024-00). 

  • Jaisson Teixeira Lino, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS. Pós-doutor em Arqueologia - Universidade de Amsterdã. Bolsista Produtividade (Pq) do CNPq (Processo n. 310650/2022-4). 

Downloads

Publicado

24-11-2025