PLANEJAMENTO E PLANOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE

Abstract

Este estudo vem provocar reflexões sobre a lógica do planejamento, construindo uma trilha histórica do contexto das potencialidades e desafios da gestão pública municipal. Desenhou o objetivo de analisar os planos municipais de saúde de uma cidade do oeste catarinense, no período de 2010 a 2021. A metodologia empregada seguiu um estudo exploratório-descritivo, do tipo documental, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2020, por meio do acesso a fontes históricas secundárias, de acesso público na internet. A análise dos dados ocorreu com base nos referenciais do planejamento estratégico. Os planos de saúde analisados revelaram potencialidades e desafios. Torna-se fundamental refletir sobre a produção de saúde por meio de plano municipal, uma vez que se torna imperioso transcender às limitações impostas pelas determinações sociais e condições básicas de sobrevivência.

Author Biographies

Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Concluiu MBA em Gestão da Saúde (2020) pela Universidade de São Paulo (USP); Doutorado emEnfermagem (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialização em Gestão da SaúdePública (2012) UFSC; Especialização em Gerontologia (2009) pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)/UFSC; Mestrado em Enfermagem (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Licenciaturaem Enfermagem (2004) UFRGS e Graduação em Enfermagem (2002) UFRGS. Tem atuado na área da SaúdeColetiva nos temas: Planejamento, Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde; Gerontologia; Vigilância em saúdee do Trabalhador; Práticas Integrativas e Complementares; Vulnerabilidade e Determinantes Sociais da Saúde. Éprofessora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, atuando no ensino,pesquisa e extensão nos cursos de Enfermagem e Medicina. Em pós-graduação atua em especialização eresidência multiprofissional. É pesquisadora e líder do grupo Laboratório de Pesquisa em Gestão, Inovação eTecnologias em Saúde (LABITECS), desde novembro de 2020, e atuou como líder do grupo de pesquisa emInteligência Artificial (GIA), de 2017 a 2020. Atuou como membro do Conselho Universitário da UFFS (Consuni)na Gestão 2019-2021, quando integrou a Câmara de Administração, Planejamento e Gestão de Pessoas. Écoordenadora da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)/ Núcleo Chapecó (2018-2021) e membro doDepartamento Científico de Gerontologia da ABEn-SC. Faz parte do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó(CMS) Gestão 2018-2021 e reeleita para Gestão 2021-2023, representando o Conselho Regional de Enfermagem(Coren)/ SC, atuando na Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), da qual écoordenadora (2021).

Manira Schmitz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Cursou a Especialização de Saúde Coletiva da UFFS. Faz parte do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde (LABITECS).

Published
18-10-2022
Section
Eixo 04: CIÊNCIAS DA SAÚDE - Trabalho Completo