EDUCAÇÃO 5G UMA ÚTOPIA!? QUAIS SÃO AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA TRANSFORMAR A ESCOLA BÁSICA EM ESCOLA CONECTADA?

  • Guilherme Teixeira Santos Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Francis Natally de Almeida Anacleto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Abstract

Introdução: Nos tempos atuais a tecnologia é pedra angular em todos os setores estruturantes da sociedade como, e.g., política, economia, saúde, agricultura, comunicação, educação dentre outros. Este artigo explora do ponto de vista humano-tecnológico o modo como as Tecnologias 5G (Tec. 5G) podem contribuir para a equidade e qualidade da educação pública brasileira visando identificar na literatura revisada seus contributos na promoção e aprimoramento do aprendizado das gerações futuras para atingir seus objetivos educacionais, bem como os recursos necessários no campo da política e economia para integração dos requisitos técnicos a serem fornecidos pelas Tec. 5G que irão potencializar a sua utilização para fins educacionais. A Tec. 5G traz com sua implementação diversas peculiaridades inovadoras que apresenta uma evolução quando comparada às gerações anteriores – 4G e 3G, i.e., como na diminuição no tempo de resposta - latência, além da melhoria em aspectos como densidade e velocidade de conexão (ZHONGMEI; YU-CHE; BANGJUN, 2019). Objetivo: Contextualizar e discutir a partir da literatura revisada os contributos da Educação 5G na promoção da qualidade e equidade na educação pública brasileira. Quais são as mudanças necessárias para transformar a escola básica em escola conectada? Métodos: Esta revisão bibliográfica é de característica descritiva, exploratória e crítica. Segundo Lima e Mioto (2007) este modelo objetiva uma sistematicidade teórica dos estudos bibliográficos. No processo de coleta bibliográfica, buscou-se os periódicos Google Scholar, ERIC, Scielo e Scopus. A busca se delineou por seguintes descritores como "Education", "Technology 5G", "Tecnologias Digitais” e "Ensino". Nesse sentido, selecionou-se 22 artigos, a partir da analítica de títulos e resumos, publicados no arco temporal entre 2012 e 2022. Por conseguinte, realizou-se uma leitura e avaliação final dos artigos, seguida da análise de conteúdo, que são sistematizados em quadro. Resultados: A Tec. 5G traz com sua implementação diversas peculiaridades inovadoras. A união da infraestrutura básica para utilização da Tec. 5G, como a expansão de torres de sinais afim de oferecer mais cobertura para levar a tecnologia para escolas (urbana, rural e outras), e com familiaridade da comunidade escolar com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) facilita o processo de imersão da Educação 5G nas escolas públicas Brasileiras. Para isso o Governo Federal precisa procurar inserir a Tec. 5G como um pilar que pode suportar estes projetos educacionais, tornando finalmente possível a inserção das tecnologias na educação, porém indo além das tecnologias tradicionais como computadores e tablets podendo trazer à baila as novas possibilidades que a Educação 5G leva a educação como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Tele presença com imagens em 8K/4K e Robôs como é observado em países como a China que possuí a utilização da Tec. 5G já com um grande avanço (OROZCO, 2020). Ademais, sabe-se que a geração atual que está dentro das escolas são inseridas naturalmente na internet, deste modo acaba por existir uma grande facilidade para o uso das TDICs pelos estudantes sendo algo que já está no dia a dia dos mesmos, visto que, para uma melhor vivência nesse ambiente a conexão tem que ser algo adequado para que não ocorra prejuízos na aprendizagem, ainda assim para que ocorra a integração da tecnologia com o ensino só será possível quando os professores forem preparados para o uso das mesmas, tanto tecnicamente como pedagogicamente (CAMPOS; DE PAULA, 2020; CAETANO, 2015). Consideração Finais: constatou-se que é necessária uma reformulação de toda infraestrutura básica para tornar possível a utilização da Tec. 5G dentro das escolas, mas mesmo isto se tornando possível, sem a preparação dos professores para utilização das TDIC, a qualidade não sofrerá nenhum avança podendo ocasionar dilemas pedagógicos no processo de ensino aprendizagem devido falta de infraestrutura, treinamento para os professores, equipamentos e outros. É preciso metas para expandir a rede e a velocidade da conexão para todo o território nacional, assim como planejar a implantação, o suporte e a manutenção, afim de extrair o melhor para o cenário ambiente educacional utopicamente denominado Educação 5G.

Published
19-10-2022