FRAMEWORK TPACK E FORMAÇÃO INICIAL: COMPREENSÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Laís Gottardo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian
Palavras-chave: Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo. Tecnologias Digitais. Ensino de Ciências.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem crescido nos últimos anos e ganhado espaço em diversos setores da sociedade, e o contexto educacional também é um deles. A utilização das TIC em sala de aula vem sendo amplamente discutida e pesquisada, visto que precisamos pensar em um trabalho com as TIC, não para ela, nem sobre ela (KURTZ, 2015).  Tendo em vista que seu potencial vai muito além de compreender a ferramenta e seu uso, ao inserir uma tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem é necessário focar no seu potencial como instrumento cultural para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. (BERVIAN, 2019). Bem como, na atividade de ensino do professor não trabalhar de forma individualizada a tecnologia, mas sim integrada ao conteúdo e ao pedagógico. Nesse sentido, os autores Mishra e Koehler (2006) propuseram o framework Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (TPACK), que tem como objetivo a integração entre os conhecimentos tecnológico, pedagógico e de conteúdo na docência, no qual consideram esta tríade como ideal ao saber ensinar com as TIC. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é investigar como o framework TPACK  e a Constituição do TPACK são abordados na formação inicial de professores de Ciências. Tendo em vista que é na formação inicial que os professores constituem muitos dos conhecimentos inerentes a sua profissão. A presente investigação se constitui como um estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), sendo do tipo qualitativa. O corpus de análise são seis teses e dissertações do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a análise utilizamos a Análise Temática de Conteúdo de Ludke e André (2013), por meio das suas etapas emergiram as categorias: compreensões sobre as TIC na formação inicial de professores e características do framework TPACK. Os resultados obtidos nesta investigação apontam que na formação inicial o TPACK é utilizado nas perspectivas conceitual e operacional e apresenta diversos instrumentos para ser avaliado. Em relação às TIC, são compreendidas como recursos de apoio ao professor e instrumentos culturais, ainda, não são consideradas como centro do processo pedagógico, ou seja, o trabalho não é sobre a tecnologia. A partir dos resultados obtidos consideramos relevante ampliar o entendimento das TIC, de ferramentas de apoio para ferramentas cognitivas, pensando no seu potencial como instrumentos culturais. Também consideramos que a formação inicial em Ciências carece de mais pesquisas sobre o TPACK, pois, em nossa investigação e na literatura da área há um baixo número de pesquisas sobre esse tema.

Publicado
12-09-2022