PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Palavras-chave: Formação continuada. Oficinas. Enfermagem.

Resumo

RESUMO

A importância da área da Enfermagem para o desenvolvimento e a execução da atividade de cuidado e atenção aos pacientes. Para isso, é essencial que o profissional esteja capacitado e preparado para encarar os desafios da profissão. A construção de um profissional inicia no decorrer de sua formação acadêmica, mas sobretudo durante o exercício de atividades, pois é necessário estar em constante avanço e em busca de novos conhecimentos e novas técnicas para exercer o atendimento com excelência. A Educação Permanente em Saúde (EPS) visa proporcionar ao profissional a oportunidade de qualificação, revendo conceitos, demonstrando novas tendências e refletindo sobre a sua atuação. Diante disso, é natural que os gestores de instituições de saúde encarem como um desafio encontrar metodologias e melhores formas de desempenhar as atividades de EPS de maneira efetiva e que tenham capacidade de gerar bons resultados. O entendimento dos limites e das possibilidades dos processos de formação e das práticas pedagógicas de EPS em um Hospital da região Noroeste, e como objetivo compreender qual é o papel da formação continuada e quais as práticas pedagógicas que podem potencializar as equipes de enfermagem na EPS. Para tanto, a pesquisa foi realizada em um hospital de grande porte que é referência na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, conduzida com os coordenadores de grupos assistenciais e, posteriormente, com profissionais e técnicos de enfermagem do referido hospital. Apresenta uma reflexão sobre o uso de EPS nos tempos atuais, discorrendo acerca dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa a partir da realização de um processo de formação dialógica interativa com profissionais da saúde de uma instituição hospitalar. Os dados descritivos produzidos são apresentados em quatro capítulos: o primeiro realiza uma revisão sistemática sobre as ações pedagógicas mais utilizadas em EPS identificadas na literatura; o segundo apresenta uma proposta de debate sobre EPS com os coordenadores assistenciais, e emerge desta discussão a proposição de três oficinas com três temas pertinentes no processo de formação no hospital; o terceiro artigo mostra a efetiva aplicação das oficinas com os profissionais de enfermagem e busca identificar as percepções dos mesmos com cada uma delas; e o quarto analisa, por meio do grupo focal, as atividades como um todo, em que o grupo formado por coordenadores e profissionais da enfermagem discorrem sobre as perspectivas, os significados e as contribuições do processo vivenciado e tecem uma análise acerca das diferentes práticas pedagógicas de EPS realizadas durante a formação em serviço. A partir deste estudo compreendemos que é necessário investir e potencializar ainda mais as atividades de EPS, assim como fazer a análise dos problemas cotidianos do ambiente hospitalar e do processo de valorização laboral.

 Palavras-chave: Formação continuada. Oficinas. Enfermagem.

Biografia do Autor

rosa maria zorzan de paula, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio SETREM (2006). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma- Celer (2010). Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica em Ambiente, Saúde e Segurança - Celer (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho - Facisa (2013). MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde - FGV (2016). Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2022). Atualmente é gerente de assistência hospitalar do Hospital Vida & Saúde - Santa Rosa - RS . Docente nos cursos de Graduação em Enfermagem na Faculdade Três de Maio - SETREM e Faculdade Integrada Machado de Assis - FEMA.

ELIANE GONÇALVES DOS SANTOS, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Publicado
19-10-2022