PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Resumo
RESUMO
A importância da área da Enfermagem para o desenvolvimento e a execução da atividade de cuidado e atenção aos pacientes. Para isso, é essencial que o profissional esteja capacitado e preparado para encarar os desafios da profissão. A construção de um profissional inicia no decorrer de sua formação acadêmica, mas sobretudo durante o exercício de atividades, pois é necessário estar em constante avanço e em busca de novos conhecimentos e novas técnicas para exercer o atendimento com excelência. A Educação Permanente em Saúde (EPS) visa proporcionar ao profissional a oportunidade de qualificação, revendo conceitos, demonstrando novas tendências e refletindo sobre a sua atuação. Diante disso, é natural que os gestores de instituições de saúde encarem como um desafio encontrar metodologias e melhores formas de desempenhar as atividades de EPS de maneira efetiva e que tenham capacidade de gerar bons resultados. O entendimento dos limites e das possibilidades dos processos de formação e das práticas pedagógicas de EPS em um Hospital da região Noroeste, e como objetivo compreender qual é o papel da formação continuada e quais as práticas pedagógicas que podem potencializar as equipes de enfermagem na EPS. Para tanto, a pesquisa foi realizada em um hospital de grande porte que é referência na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, conduzida com os coordenadores de grupos assistenciais e, posteriormente, com profissionais e técnicos de enfermagem do referido hospital. Apresenta uma reflexão sobre o uso de EPS nos tempos atuais, discorrendo acerca dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa a partir da realização de um processo de formação dialógica interativa com profissionais da saúde de uma instituição hospitalar. Os dados descritivos produzidos são apresentados em quatro capítulos: o primeiro realiza uma revisão sistemática sobre as ações pedagógicas mais utilizadas em EPS identificadas na literatura; o segundo apresenta uma proposta de debate sobre EPS com os coordenadores assistenciais, e emerge desta discussão a proposição de três oficinas com três temas pertinentes no processo de formação no hospital; o terceiro artigo mostra a efetiva aplicação das oficinas com os profissionais de enfermagem e busca identificar as percepções dos mesmos com cada uma delas; e o quarto analisa, por meio do grupo focal, as atividades como um todo, em que o grupo formado por coordenadores e profissionais da enfermagem discorrem sobre as perspectivas, os significados e as contribuições do processo vivenciado e tecem uma análise acerca das diferentes práticas pedagógicas de EPS realizadas durante a formação em serviço. A partir deste estudo compreendemos que é necessário investir e potencializar ainda mais as atividades de EPS, assim como fazer a análise dos problemas cotidianos do ambiente hospitalar e do processo de valorização laboral.
Palavras-chave: Formação continuada. Oficinas. Enfermagem.