OS ESTILOS E COLETIVOS DE PENSAMENTO SOBRE O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Andressa Vargas de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa

Resumen

Este estudo apresenta a análise do referencial teórico utilizado nas pesquisas de dissertações e teses brasileiras acerca do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) (SHULMAN, 1987; 2014) na formação de professores de Ciências, na produção de conhecimentos, constitutivos de estilos de pensamento e coletivos de pensamento (FLECK, 1986), característicos de uma episteme sobre o PCK. Nesse sentido, averiguou-se a hipótese de que o conhecimento no coletivo de pensamento dos referenciais das pesquisas em relação ao PCK e a formação de professores de Ciências, pode ter raízes epistemológicas relativamente fortes na perspectiva de desenvolver o PCK de forma crítica e reflexiva, tomando a prática docente como ponto de partida para mudanças. Teve-se como objetivo: compreender as contribuições dos autores-referenciais das pesquisas de dissertações e teses produzidas no país sobre o conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de Ciências, na constituição de estilos de pensamento e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema, presentes na base de dados analisada. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 2018) do tipo pesquisa documental na qual apresentou a análise de referenciais teóricos do PCK identificados nas dissertações e teses brasileiras, disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). As buscas foram delimitadas nos termos: formação de professores de Ciências e conhecimento pedagógico de conteúdo, sendo identificadas 19 pesquisas nos anos de 2003 a 2019 e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALLIAZZI, 2006). Assim, identificou-se 39 autores-referenciais, em 45 referências, para a ATD foi realizado um recorte dos cinco autores-referências mais citados, a partir destes foram identificadas 40 Unidades de Significado (US). A partir da análise, percebeu-se o potencial dos estudos propostos pelos autores-referenciais na perspectiva de transformar e modificar os processos de formação de professores de Ciências na direção do desenvolvimento de um PCK crítico e reflexivo, e mesmo quando as ideias dos estudos se divergem, acabam formando estilos de pensamento e coletivos de pensamento capazes de revolucionar o PCK.

Biografía del autor/a

Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto (2019). Especialização em Ensino de Ciências da Natureza IFFAR - Campus Santa Rosa. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo, na linha de pesquisa 2: Formação de professores e Práticas pedagógicas.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências. 

Publicado
19-10-2022