O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Tailine Penedo Batista Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumen

O processo de formação de professores perpassa por momentos de transformação e contínuo desenvolvimento pessoal, profissional e social que são construídos a partir das experiências, vivências e reflexões acerca da profissão e não somente pela formação formal (SILVA, 2011). Nesse sentido, Nóvoa (1992) afirma que a formação do professor não é construída a partir de acumulações de cursos formais e técnicos, mas sim por meio de um trabalho reflexivo e crítico a partir da prática. Para Tardif (2014) o desenvolvimento profissional do docente está atrelado ao conjunto de saberes que envolvem, os saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais. Assim, se torna importante no contexto da formação inicial de professores a inserção dos licenciandos no ambiente escolar, para que assim possam interagir com o lado prático da formação. Nesse viés, o Programa Residência Pedagógica (PRP) é um aliado da formação inicial de professores, por promover a inserção antecipada dos licenciandos desde a metade do curso nas Escolas Básicas e aproximar o conhecimento acadêmico do conhecimento prático. O PRP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), descrito no Edital 6/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento  de  Pessoal  de  Nível  Superior  (CAPES), que visa aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura e tem como objetivo principal aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo assim uma relação mais estreita entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Escolas Básicas e possibilitando um movimento de formação compartilhada entre professores em formação inicial e continuada (BRASIL, 2018). Dessa forma, a partir da investigação realizada objetivamos compreender quais são as contribuições do PRP na e para a formação inicial de professores de Ciências da Natureza, para isto realizamos uma investigação no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de selecionarmos os trabalhos para compor nosso corpus de pesquisa. Após a busca atenta encontramos 13 trabalhos, sendo 12 dissertações e uma tese, assim, partimos para o processo de análise o qual foi realizado por meio da análise temática de conteúdo, descrita por Lüdke e André (2013), a qual compreende três etapas: pré-análise, exploração do material, tratamentos dos dados e interpretação. A partir da análise identificamos que o PRP apresenta contribuições significativas para o processo de formação inicial de professores, uma vez que articula a teoria e a prática, desenvolvendo um meio de formação compartilhada. Diante do desenho o PRP potencializa o diálogo compartilhado entre a formação inicial e continuada de professores, e contribui para o estreitamento da relação entre IES e Escola Básica estabelecendo parcerias e articulando grupos colaborativos de trabalho entre professores formadores, em formação inicial e em exercício (SANTOS, 2018). Além disso, o programa colabora para melhorar a conexão e o entendimento dos saberes teóricos e práticos, que, por sua vez, são importantes na constituição docente e na prática pedagógica do professor ao oportunizar o desenvolvimento da autonomia docente, desafiando o licenciando a realizar o planejamento de metodologias diferenciadas e promovendo momentos formativos de interação com professores mais experientes.

Publicado
19-10-2022