EDUCAÇÃO, TRABALHO E APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE FUTURO NA VISÃO DE JOVENS TRABALHADORES APRENDIZES NO OESTE CATARINENSE

  • Elaine Sousa UFFS

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Programa Jovem Aprendiz, do Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – CIEE-SC, contribui para as escolhas acadêmicas e formação profissional dos jovens trabalhadores aprendizes do oeste catarinense. O Programa Jovem Aprendiz é uma Política Pública responsável por assegurar a inserção do jovem no mercado de trabalho, conforme recomendado pela Organização Internacional do Trabalho - OIT e regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, dessa forma, no Brasil, o jovem pode trabalhar a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz, estabelecido através da Lei 10.097/2000, mais conhecida como a Lei da Aprendizagem ou Programa Jovem Aprendiz (BRASIL, 2022; SINAIT, 2019).   Entretanto, mais que uma Política Pública de emprego, o Programa Jovem Aprendiz é também uma Política de educação, pois visa a formação do jovem em vários âmbitos de sua vida (SOUSA; FROZZI; BARDAGI, 2013; TENÓRIO, 2009). A inserção dos jovens no mercado de trabalho é uma preocupação de ordem mundial, tendo em vista que o desemprego e o subemprego são fatores fundamentais que permeiam as sociedades e, como tal, a vida dos jovens, sobretudo jovens de baixa em renda. O êxito profissional está diretamente relacionado com as experiências que passamos, inclusive as experiências de trabalho, o que torna essencial propiciar aos jovens experiências pautadas na legalidade e no respeito, com informação e legitimidade (COSTA, 2019). O que vai ao encontro com o papel e diretrizes do Programa Jovem Aprendiz na sociedade brasileira, proporcionar formação técnico-profissional aos jovens, sobretudo jovens em vulnerabilidade social e/ou em idade escolar, além do ingresso ao mercado de trabalho (SINAIT, 2019). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa será do tipo descritiva, estudo de campo e abordagem mista, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos com os jovens da região oeste que fazem parte do Programa Aprendiz do CIEE-SC. Já a análise e interpretação dos dados, será realizado de forma sistemática, de acordo com os objetivos propostos e sob a ótica da Análise de Conteúdo de Bardin, que procura entender além do conteúdo proposto e da mensagem principal, mas conhecer para além disso (BARDIN, 2011). O trabalho está em fase de preparação para a coleta de dados e entendemos que ela possa contribuir para aprofundar aspectos quanto a temática e compreender, a partir da ótica dos jovens trabalhadores aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola do oeste catarinense, como o Programa Jovem Aprendiz pode contribuir para suas escolhas acadêmicas e formação profissional.

Publicado
19-10-2022