A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E A MODELAGEM NA EDUCAÇÃO, APROXIMAÇÕES NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abstract

A temática “Educação Ambiental” merece espaços para discussões no contexto escolar, visto a necessária formação de cidadãos mais conscientes em relação às questões ambientais, como as queimadas, o derretimento de geleiras, o desmatamento, as enchentes, os furacões, as secas, as doenças, o excesso de gases poluentes na atmosfera e a geração incontrolada de resíduos, conforme destacam Vilches e Gil (2003). Nesse sentido, a ação do professor é fundamental, bem como, a utilização de estratégias de ensino e de aprendizagem bem estruturadas e organizadas, com potencial de estimular a criticidade e participação ativa dos alunos, levando-os a refletir sobre problemas urgentes da sociedade. Neste sentido, destacamos a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e a Modelagem na Educação (ME). O enfoque CTS apresenta-se como possibilidade para o Ensino de Ciências por desenvolver-se a partir de temas sociais do próprio contexto, aproximando “o aluno da interação com a ciência, a tecnologia e com todas as dimensões da sociedade”(PINHEIRO; SILVEIRA; BAZZO, 2007). Por vez, a ME por ser um método de ensino com pesquisa, no Ensino de Ciências, além de motivar os alunos em seu contexto diário, também cria condições para que eles aprendam a pesquisar, e assim venham a compreender melhor o que estão estudando (BIEMBENGUT, 2016). A partir desse entendimento, neste estudo objetivamos reconhecer em artigos que tratam a temática Educação Ambiental no Ensino de Ciências, como a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) vem sendo utilizada para o ensino de Ciências e, suas aproximações com a Modelagem na Educação (ME). Desse modo, temos um estudo de natureza qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994) na forma de uma revisão bibliográfica, na qual realizamos uma busca na revista “Química nova na Escola” utilizando o descritor: “A abordagem CTS no Ensino de Ciências”, tendo como resultado 55 artigos. Por meio da leitura do título, resumo e introdução foram selecionados 3 artigos para a análise por tratarem a temática Educação Ambiental no Ensino de Ciências. Os artigos selecionados foram identificados por meio de siglas como, A1 (FERNANDES et al., 2013), A2 (RIBEIRO; MAIA; WARTHA, 2010) e A3 (BORGES; MACHADO, 2013).  Para análise seguimos os procedimentos da análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016), a qual é constituída de três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Estabelecemos duas categorias a priori as quais retratam, a 1) temática educação ambiental e 2) as aproximações da abordagem CTS com a ME. Em relação a primeira categoria, entende-se que “não há ciência sem o homem” (A2US4), de modo que suas ações dependem de quais interesses estão por trás das decisões. Assim, problemas ambientais, formas de prevenção e comportamentos da sociedade precisam ser dialogados no espaço escolar, tornando os conteúdos e conceitos instrumentos básicos para a compreensão da natureza. No que se refere à segunda categoria, a abordagem CTS no ensino é compreendida como um “caminho pedagógico para ampliar os olhares críticos dos estudantes sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade” (A1US5), contemplando temas voltados à Educação Ambiental tratados como “problema a ser resolvido a partir de conteúdos da química inter-relacionados a outras matérias” (A3US1), que considera o “cotidiano como ponto de partida” (A2US2). Esses aspectos relacionados à percepção do contexto para então explicá-lo por meio de uma linguagem ou sistemas de símbolos se aproximam com o que Biembengut (2016, p.178) denomina como Modelagem na Educação, a qual oportuniza aos estudantes: “entender uma situação e seu respectivo contexto; conhecer as linguagens envolvidas, incluídas as da matemática e/ou das ciências, que lhes permita descrever, representar, resolver a situação; e interpretar/ validar o resultado dentro desse contexto”. Assim, reconhecemos nos artigos analisados aproximações entre a abordagem CTS e a ME: as propostas pedagógicas partiram de uma problemática vinda do contexto dos alunos com caráter interdisciplinar nas atividades propostas, os quais se constituem como norteadores para a abordagem dos conceitos das Ciências.

Published
19-10-2022