Potencial da sustentabilidade em livros didáticos projetos integradores da área de Ciências da natureza

  • Elisângela Chitolina Beyer UFFS
  • Rosangela Inês Mattos Uhmann UFFS
Palavras-chave: Educação ambiental, Livro Didático, Projetos Integradores

Resumo

Resumo: Atualmente a inserção da Educação Ambiental (EA) ainda é um desafio enfrentado no cotidiano escolar. Enquanto o Livro Didático (LD) é um dos recursos didáticos mais usados no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa, de caráter qualitativo do tipo documental, tem por objetivo analisar os LD Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Ensino Médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021) na perspectiva de avaliar o potencial da temática Sustentabilidade em sala de aula, visto o desenvolvimento de uma EA integrada. Observamos com a análise a expressiva presença da EA nas obras examinadas, sendo que destas, cinco projetos abordam a temática sustentabilidade. Neste sentido, verificamos que estas trazem atividades de leitura, pesquisa, trabalhos em grupo e reflexão sobre a temática em estudo, podendo tal fato, favorecer a sensibilização dos cidadãos no que tange às questões ambientais, na melhoria da qualidade de vida, com vistas à sustentabilidade.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental, Livro Didático, Projetos Integradores.

Publicado
05-11-2021
Seção
Eixo 01: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - Trabalho Completo