EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

FORMAÇÃO INTEGRAL E O MUNDO DO TRABALHO

  • Dayana Kiernieff Marca
  • Adriana Regina Sanceverino Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Formação Integral. Trabalho.

Resumo

O presente trabalho é parte integrante da pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS. A centralidade da pesquisa está na formação integral dos sujeitos da educação de jovens e adultos para o mundo do trabalho, ano final do ensino fundamental, das escolas municipais da cidade de Erechim/RS. O aporte teórico de investigação possui como base diversos autores, tais como: Freire (1992, 2000, 2013), Arroyo (2006, 2013), Ciavatta (2011), Sanceverino (2016), Ventura (2012), Moll (2010), entre outros. Em sua metodologia, considera-se a pesquisa de abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), tendo como instrumentos a pesquisa exploratória (GIL, 2002) e descritiva (GIL, 2008). Quanto a análise dos dados, será utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e o locus de investigação será uma escola municipal da cidade de Erechim/RS, sendo os sujeitos da pesquisa cinco alunos de EJA do ensino fundamental, ano final e um (a) coordenador (a) pedagógico (a) da mesma instituição. Como instrumento de coleta de dados, será utilizado um questionário semiestruturado (FANTINATO, 2015). A presente pesquisa se encontra ainda em fase inicial de construção, e o seu estudo a respeito da formação e a relação dos sujeitos da EJA com o mundo do trabalho pretende contribuir para a produção e análise de dados, que servirão como base para a discussão a respeito dos eixos estruturantes dos projetos pedagógicos que se voltam à modalidade de ensino denominada EJA, para o desenvolvimento de um trabalho ainda mais contextualizado.

 

Publicado
16-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo