UMA REVISÃO ACERCA DO USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Carlos Alberto Soares dos Santos Filho Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Linguagem Científica, Textos de Divulgação Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Os processos de ensino  e de aprendizagem da área das Ciências da Natureza por muitas vezes é visto como difícil de ser realizado. Um obstáculo que se apresenta é a especificidade da sua linguagem devido a presença de termos técnicos complicados, nomes e nomenclaturas difíceis de serem compreendidas(SUTTON, 1997). Partimos da compreensão de que para aprender Ciências é preciso se apropriar dessa linguagem, ou seja, é necessário um mínimo de conhecimento específico da área. Nessa direção, como modo de potencializar a disseminação da Ciência destacamos a Divulgação Científica (DC) que pode atuar como uma ponte entre os conhecimentos científicos e o público em geral, que é caracterizado como um público de não especialistas em uma área específica da ciência, democratizando o acesso e o entendimento da linguagem científica (BUENO, 1985). Sendo assim, a DC tem por pressuposto um processo de tradução da linguagem científica direcionada para os especialistas, para uma mais acessível ao seu público alvo, de modo que “[...] pessoas leigas possam entender, ainda que minimamente, o mundo em que vivem e, sobretudo, assimilar as novas descobertas, o progresso científico, com ênfase no processo de educação científica” (BUENO, 2010, p. 5), para isso, o discurso da DC emprega o uso de recursos como analogias, generalizações, aproximações, comparações e simplificações (ZAMBONI, 2001). Portanto, alguns pesquisadores (FERREIRA; QUEIROZ, 2011; ZISMANN; BACH; WENZEL, 2019) tem indicado  o potencial da utilização da DC nos contextos de ensino de Ciências da Natureza. Com isso, nesta investigação, direcionamos nosso olhar para a presença da DC na formação de professores dessa área e buscamos identificar quais os instrumentos de DC que se mostram em tal contexto nas Teses e Dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A investigação possui como metodologia uma abordagem qualitativa do tipo mapeamento bibliográfico (ASSAI; ARRIGO; BROIETTI, 2018). Para a seleção das Teses e Dissertações utilizamos um conjunto de três descritores: DC, Ensino de Ciências e Formação de Professores. A incidência do primeiro descritor se deu no título e os outros dois descritores em todo o texto. A busca resultou em 25 trabalhos (19 Dissertações e 6 Teses), desses, apenas 9 foram selecionados para serem mapeados devido a proximidade com a intencionalidade da pesquisa. Os trabalhos apresentaram como instrumentos de DC: Textos de Divulgação Científica (oito trabalhos) e Documentário de Divulgação Científica (um trabalho). Esses instrumentos caracterizaram o uso de diferentes tipos de linguagem, como a escrita, a narrativa, a imagética e a audiovisual. Um dos pontos citados por todos os trabalhos foi com relação a linguagem dos instrumentos de DC, sendo essa uma característica fundamental na hora de considerar o seu uso no ensino, pois tem como potencial aproximar a linguagem científica da linguagem cotidiana, de forma acessível o que torna a sua linguagem de fácil compreensão. Um outro resultado mostrou a importância de inserir nos contextos de formação espaços que possibilitem o planejamento de atividades com uso dos instrumentos de DC a fim de auxiliar na compreensão, no planejamento e na potencialidade pedagógica de tais recursos.

Biografia do Autor

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação nas Ciências, Professora da UFFS atua como colaboradora do PETCiências e como professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Publicado
16-11-2021