AGROTÓXICOS E SEUS IMPACTOS: ALGUNS DOS PRINCIPAIS COMPOSTOS DETECTADOS NO LEITE MATERNO

  • Taísa Pereira Welter UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Poliana Ribas Tolfo Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo
  • Iara Denise Endruweit Battisti Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo
  • Liziara da Costa Cabrera
Palavras-chave: Amamentação, Saúde da criança, Pesticidas

Resumo

CONTEXTUALIZAÇÃO: Em meio ao cenário agrícola de crescente consumo de agrotóxico, encontra-se a população humana exposta a esses produtos.  Os efeitos que os agrotóxicos podem causar na saúde da mulher e da criança estão cada vez mais alcançando importância científica.  A prática do aleitamento materno tem sido divulgada e incentivada em todo o mundo, visando maior adesão da população sobre a importância dessa prática. Entretanto, existem motivos de preocupação quanto à qualidade do leite oferecido aos lactentes. Os agrotóxicos são os principais tipos de poluentes orgânicos persistentes (POPs).

OBJETIVO: Revisar na literatura, os principais agrotóxicos detectados no leite materno, relacionando a saúde da mulher e da criança.

APORTE TEORICO: Uma vez instalado no sistema endócrino em período gestacional ou puerperal, o agrotóxico pode causar múltiplas consequências à saúde da mulher, assim como para a criança amamentada, uma vez que é excretado também pelo leite materno. (Palma, 2011). Segundo Santos (2014), um dos motivos é a contaminação do leite pelos agrotóxicos, que embora tenha sido desenvolvido para a melhoria da produção alimentar, pode acarretar contaminação e riscos à saúde da criança. Os POPs são substâncias que oferecem sérias ameaças aos indivíduos e ao ambiente exposto, pois são altamente tóxicos, resistentes a degradação, bioacumuláveis e facilmente transmitidos pelo ar, água, solo e espécies migratórias de animais.

METODOLOGIA: Nessa pesquisa utilizou-se o Scielo, Science Direct, e o PubMed para o levantamento dos artigos científicos publicados nos últimos, que relacionam a detecção de agrotóxicos no leite materno à saúde da mulher e da criança.

RESULTADOS: Realizou-se a seleção das publicações considerando o título, seguido dos resumos, a fim de remover aqueles que não se enquadravam nos critérios de inclusão. Os artigos selecionados foram escritos em inglês, português ou espanhol.  Foram selecionados alguns artigos para esta publicação. Chavez-Almazan, et al (2018) analisaram 171 amostras de leite de mães doadoras voluntárias em localidades urbanas e rurais, sendo analisados cinco agrotóxicos: Hexaclorobenzeno (HCB), β-hexaclorociclohexano (β-HCH), pp’diclorodifenildicloroetileno, (pp’DDE), pp’diclorodifenildicloroetileno (op’DDT), pp’diclorodifeniltricloroetano (pp’DDT). Resíduos de agrotóxicos foram encontrados, como HCB, β-HCH, pp'DDE, op'DDT e pp'DDT na maioria das amostras de leite materna da população estudada. Palma (2011) analisou dez agrotóxicos (trifluralina, α-HCH, lindano, aldrim, α-endossulfam, p,p’DDE, β- endossulfam, p,p’DDT, cipermetrina e deltametrina) em amostras de leite materno de 62 puérperas residentes no município de Lucas do Rio Verde-MT, todas contaminadas por agrotóxicos e 85% delas foram constatadas mais de uma substância tóxica. Em todas as amostras foram encontradas contaminação por algum agrotóxico, sendo o p,p’DDE o mais comum com 53 %, Aldrim com 11%, p,p’DDT com 8% e o β-Endossulfam com 5%. Os outros agrotóxicos estavam abaixo dos limites de detecção. Sharma et al. (2014), em seu estudo determinou dez resíduos de agrotóxicos (b-HCH, c-HCH, p,p’DDE, Ciflutrina, Cipermetrina, Fenvalerato, Clorpirifos, Fosalona, Profenofós, Monocrotofos) no leite materno de Punjab-Índia. Um total de 127 amostras de leite materno foram analisadas e foram detectados resíduos de agrotóxicos em 25% das amostras de leite. Observou-se que resíduos de ciflutrina, fenvalerato, cipermetrina, profenofos, γ-HCH, β-HCH, clorpirifos, monocrotofos, pp 'DDE e fosalona foram detectados. A ciflutrina foi o principal agrotóxico detectado no leite materno, contribuindo com 31,28% da carga total de resíduos. Os níveis de resíduos foram maiores na população urbana do que na rural. Esta revisão mostrou que o leite materno está contaminado por resíduos de agrotóxicos, os principais compostos encontrados nas amostras de leite materno analisadas nos artigos foram: HCB, β-HCH, pp'DDE, op'DDT, pp'DDT, β-Endossulfan,Aldrim e Ciflutrina.Nos estudos revisados, encontrou-se algum tipo de contaminante no leite materno.

 

Publicado
19-11-2021