OS OS SABERES DA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INFANTIS DO PROINFÂNCIA

  • Natana Fussinger Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Jordana Wruck Timm Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Martin Kuhn Sistema Educacional Três de Maio - SETREM
Palavras-chave: Saberes. Docência. Educação Infantil.

Resumo

Objetiva-se divulgar os resultados da pesquisa empírica sobre os saberes específicos da docência com crianças bem pequenas de escolas infantis do Proinfância de Frederico Westphalen e região. O estudo de abordagem qualitativa, teve como sujeitos seis professoras que participaram de Grupo Focal e Entrevistas Semiestruturadas. Utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para tratamento dos dados. Conclui-se que os saberes das professoras participantes da pesquisa são plurais e categorizam-se: saberes disciplinares, saberes experienciais, saberes pedagógicos e saberes curriculares.

Biografia do Autor

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/UCS. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Licenciada em Pedagogia e formada no curso Normal (antigo Magistério). Realiza Estágio Pós-Doutoral pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Câmpus de Frederico Westphalen) e é professora colaboradora e orientadora nesse/a mesmo/a Programa/Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em questões relacionadas ao trabalho e à saúde docente na Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: bem e mal-estar docente, processo saúde-adoecimento na docência, ciclo de vida profissional no trabalho docente, narrativas e histórias de vida de professores, identidade docente, formação inicial e continuada de professores e saberes e práticas educativas.

Martin Kuhn, Sistema Educacional Três de Maio - SETREM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Administração da Educação Pública (UFMT)e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor da Secretaria Estadual de Educação RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, pesquisa, ensino e aprendizagem.

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo