Avaliação e monitoramento da qualidade ambiental:

um estudo utilizando liquens como bioindicadores

  • Daniela Loureiro Romanoski UFFS
  • Pedro Germano Murara UFFS - Universidade Federal Fronteira Sul
  • Emerson Luiz Gumboski Univille - Universidade da Região de Joinville
Palavras-chave: Biogeografia, Biomonitoramento, Liquens

Resumo

A utilização de liquens como bioindicadores de qualidade ambiental vem ganhando espaço devido ao baixo custo de utilização nas pesquisas, mas principalmente pela qualidade e complexidade de dados e resultados que oferece. Relacioná-los com o ambiente de entorno, sua ausência e presença e condições de desenvolvimento, podem nos fornecer respostas ligadas aos efeitos das atividades humanas em relação ao meio ambiente. Esta pesquisa busca entender a importancia dos estudos ambientais e como os bioindicadores naturais podem ser ferramentas de análises com eficácia e baixo custo.

Biografia do Autor

Pedro Germano Murara, UFFS - Universidade Federal Fronteira Sul

Geógrafo (UNESP, Campus Presidente Prudente), Mestre em Geografia (UFSC) e Doutor em Geografia (UFSC) com período sanduíche na Università degli Studio di Torino (Itália). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul e atua nos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado Acadêmico em Geografia e curso de Ciências Biológicas (Bacharelado). Atua nos temas de Climatologia e Biogeografia, mais específicamente com pesquisa e orientações em Clima e Saúde, Variabilidades climáticas, Paleoclimatologia, Paleoambientes e Biogeografia Histórica.

Emerson Luiz Gumboski, Univille - Universidade da Região de Joinville

Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Ciências Biológicas - Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade da Região de Joinville. Professor Ajunto na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, lecionando principalmente nas áreas de Micologia, Botânica e Ecologia. Atua como pesquisador na área de Micologia: taxonomia, ecologia e evolução de fungos liquenizados, bem como biomonitoramento ambiental com a utilização de comunidades liquênicas. As pesquisas tem sido realizadas essencialmente na Mata Atlântica catarinense, principalmente em ambientes litorâneos (i.e., costões rochosos, restingas) da porção nordeste do estado, bem como em diferentes ambientes (i.e., floresta de araucária, campos de altitude) do planalto norte catarinense. Temas principais de interesse: biomonitoramento, Cladoniaceae, diversidade, liquens, Mata Atlântica, Ramalina. e-Mail: emersongumboski@gmail.com

Publicado
19-11-2021