A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

  • Solange Maria Piotrowski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação. Ensino de Ciências.

Resumo

A formação continuada de professores da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) (NÓVOA, 2007; MARCELO, 2009; IMBERNÓN, 2019) são as temáticas que norteiam esta pesquisa. Nossa intenção está em reconhecer o papel da formação continuada no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) de professoras de Ciências. Para isso, temos, como problemática norteadora, investigar: qual o papel atribuído ao processo de formação continuada por professores de Ciências ao longo de suas carreiras? Quais são as diferentes percepções de professores em diferentes ciclos da carreira docente (HUBERMAN, 2007), sobre o processo de formação? Para tal, participaram da investigação seis professoras de Ciências da rede pública de ensino da Educação Básica, em diferentes ciclos/fases da carreira docente, sendo duas no ciclo inicial, duas no ciclo intermediário e duas no ciclo final da carreira docente. As professoras, participantes da investigação, também são participantes ativas do projeto de extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Dos Ciclos Formativos, participam de modo colaborativo e compartilhado professores formadores, professores da Educação Básica da área da CNT e licenciandos de Ciências Biológicas, Química e Física. Este programa tem como eixo articulador de suas ações a Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) (ALARCÃO, 2010; GÜLLICH, 2013; PERSON, BREMM, GÜLLICH, 2019). Nosso objeto de pesquisa são as narrativas orais das professoras participantes da nossa investigação, que foram construídas a partir de uma conversa/diálogo, onde estas foram instigadas a relatar as suas histórias de vida (NÓVOA, 2007; REIS, 2008), voltando-se mais precisamente para a sua formação (inicial e continuada), à docência em Ciências (ser professor) e as suas práticas. Estas conversas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise temática do conteúdo (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), o que configura esta pesquisa como sendo de cunho qualitativo. As narrativas das professoras de Ciências participantes demonstraram o potencial da IFAC (como um dos caminhos possíveis para o DPD, recorrente a nossa defesa em apostar em uma formação continuada de professores com viés compartilhado e colaborativo (ZANON, 2003 GÜLLICH, 2013), tendo como base a IFAC. Os elementos constituintes deste modelo de formação apontam para a melhoria da ação, por meio da reflexão crítica e da investigação das práticas destas professoras desde o contexto escolar, além de ampliar seus horizontes formativos, assumindo-se como professoras em constante formação.

Publicado
16-11-2021