ANÁLISE LITERÁRIA REGIONAL, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

  • Graciéle Nissola Casagrande EEB Vidal Ramos Júnior
Palavras-chave: Literatura regional 1. Análise literária 2. Pensamento crítico 3.

Resumo

Um dos grandes desafios do professor de língua portuguesa é desenvolver nos alunos o hábito da leitura. Atrelado a este, compreender sua intencionalidade, relacionar a temática da história a outros assuntos do cotidiano e sob a ótica da intencionalidade do componente curricular, aprofundar-se nos propósitos do conhecimento científico, quanto a questões relacionadas à gramatica e à literatura. Com este propósito, a presente experiência tem como finalidade socializar uma prática exitosa, explorando o livro “Desde menino me choro”, do autor Paulo Sá Brito (2019). A obra, retrata a forma cruel e inumana de como ocorreu a expulsão dos indígenas (Xokleng) devido a colonização catarinense, em especial da região do Vale do Itajaí. A realização da atividade atende as competências e habilidades requeridas na Base Nacional Curricular Comum (BNC), documento norteador da educação atual, assim como o Currículo do Território Catarinense (CTC) – para o ensino médio, compreendendo os aspectos necessários à formação integral do sujeito.

Publicado
05-11-2021
Seção
Eixo 08: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES - Resumo