GÊNERO E MEIO AMBIENTE:

O CUIDADO AMBIENTAL (NÃO) INERENTE À MULHER

  • LUCIMARY LEIRIA FRAGA UFFS
  • ALINE RODRIGUES MARONEZE URI

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo principal estudar sobre relação das mulheres com a natureza e o ideal de cuidado com o meio ambiente, como sendo algo (não) inerente à mulher. Para isso, busca-se fazê-lo por meio de uma perspectiva ecofeminista. Dessa forma, os objetivos específicos estão estruturados em três seções trabalhadas ao longo da construção deste artigo, são eles: a) estudar sobre a (in)visibilidade feminina ao longo da história; b) pesquisar sobre o patriarcado e o reforço da ideia de dominação/subordinação, bem como o reforço dos papéis impostos às mulheres e aos homens, onde através do reforço destes papéis às mulheres estariam mais ligadas a ideia de cuidado, por fim, c) aprender sobre a relação das mulheres com a natureza, valendo-se das teorias ecofeministas e autores adeptos da ecologia profunda, como Fritjof Capra. A problemática de pesquisa parte do pressuposto de que em uma sociedade patriarcal e capitalista, que naturaliza a lógica de opressão - dominação dos homens sobre as mulheres, portanto, estariam elas mais ligadas à ideia do cuidado ambiental pelo fato de serem mulheres ou isso também foi uma construção patriarcal? A metodologia adotada utiliza o método indutivo e a revisão bibliográfica, no intuito de melhor abordar a temática proposta. Por derradeiro, pode-se verificar que o cuidado ambiental não é inerente à mulher, mas sim, trata-se de mais uma criação patriarcal, que insiste em estipular e atribuir papéis a homens e mulheres, reforçando estereótipos negativos e opressores.

Biografia do Autor

LUCIMARY LEIRIA FRAGA, UFFS

Mestra em Direito pelo PPG Stricto Sensu da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo. Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas (Universidade Federal da Fronteira Sul). Bolsista (UFFS). Bacharela em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Santo Ângelo. Membro do Grupo de Pesquisa "Direito, Cultura e Religião: conexões e interfaces", o qual se vincula à linha de pesquisa Direito e Multiculturalismo, do Programa Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Santo Ângelo-RS. Membro do Grupo de Pesquisa "Novos Direitos em Sociedades Complexas", vinculado ao Programa Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Santo Ângelo-RS (CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa “Direito ao desenvolvimento e seus territórios: História, forma e possibilidades para o Noroeste Rio-Grandense” (UFFS/CLACSO). Pesquisa temas relacionados a mulheres Trans, políticas públicas, identidade e diferença. E-mail: lucimary23@hotmail.com.

ALINE RODRIGUES MARONEZE, URI

Mestranda em Direito pelo PPGD da URI, Campus Santo Ângelo/RS. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ Direitos Humanos e Movimentos Sociais na sociedade multicultural, vinculado ao PPG Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Mestra em Desenvolvimento e Políticas Públicas pelo PPGDPP, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo/RS

Publicado
07-11-2021
Seção
Eixo 09: MULTIDISCIPLINAR - Trabalho Completo