DISCURSOS SOBRE O CORPO NA BNCC EM CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Tainá Griep Maronn Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-0630-9864
Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. Discursos biológicos e socioculturais.

Resumo

O currículo escolar não se restringe ao conhecimento que é trabalhado nos processos de ensino. Ele é formado, também, por discursos sociais e culturais que estabelecem relações de poder que afetam as identidades e subjetividades dos alunos e professores. Assim, considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a organização curricular das escolas de educação básica, o presente trabalho tem como objetivo problematizar as abordagens do corpo humano previstas em Ciências do ensino fundamental, para analisar quais discursos sobre o corpo constituem este documento e que identidades e subjetividades podem ser produzidas a partir deste delineamento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental na BNCC, utilizando o conceito foucaultiano discurso como ferramenta teórico-analítica. O foco que constituiu o corpus de análise foram os objetos de conhecimento e as habilidades previstas no documento do 6º ao 9º ano, considerando a relação entre corpo-sexualidade-gênero. Os resultados apontaram para uma predominância de discursos biológicos acerca do corpo humano, preconizando saberes anatômicos/fisiológicos e questões relacionadas à saúde. Entretanto, observou-se nuances de uma abordagem sobre o corpo sob o viés ético e sociocultural ao tratar sua relação com a sexualidade, porém, as questões de gênero não foram discutidas neste documento.

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo