JUVENTUDE E EDUCAÇÃO

O DESAFIO DE INSTRUIR NA ÁREA RURAL BRASILEIRA

  • PAULA TERRES CARVALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • NICOLAS CORTES GRANVILLE

Resumo

Esse texto-síntese tem o interesse de debater sobre a realidade da escolarização na área rural e como o Programa ProJovem podem modificar esse cenário. O recorte espacial escolhido é o Ceará, e o interesse foi despertado por uma notícia vinculada na página do governo estadual sobre os ganhos gerados a partir dessa política pública. Para compreender o funcionamento bem como a realidade vivida pelos cearenses buscou-se aprofundar o assunto através de pesquisa bibliográfica. A partir disso se nota uma importância significativa do programa para os jovens, beneficiando cerca de 10 mil alunos de espaço rural. Paralelamente a iniciativas que incentivem que os jovens finalizem seus estudos, pode-se pensar em ações que privilegiem ações pedagógicas para valorizar a educação no campo.

Publicado
11-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo