ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS – PNLD 2017

Palavras-chave: Currículo. Livro Didático. Ensino de Ciências.

Resumo

Considerando a relevância do Livro Didático (LD) no cotidiano escolar, visamos traçar um panorama das produções acadêmica brasileiras desenvolvidas no período entre 1994 e 2018, buscando em LD registros que remetessem as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em textos e imagens identificar a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard, bem como, dialogar sobre as abordagens de Saúde: biomédica, comportamental e socioecológica. Como resultados destacamos a carência de publicações sobre Educação em Saúde em LD, presença de obstáculos epistemológicos, presença de abordagens mais críticas, ausência de ações coletivas e visão simplificada de Saúde.

Biografia do Autor

Erica do Espirito Santo Hermel, UFFS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no exterior (doutorado-sanduíche) na Universidad Miguel Hernandez (2004). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), sócia da SBEnBio, editora da área de Ensino de Biologia da Revista Insignare Scientia (RIS) e parecerista de periódicos da área de ensino. Atuou como professora colaboradora do Mestrado em Educação - UFFS (2013-2015), como professora de pós-graduações Lato sensu da UFFS (Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (2012); e Ensino de Ciências e Matemática - também como orientadora (2013-2014), como coordenadora do PETCiências (2011-2016, atualmente é colaboradora), como coordenadora do PIBID - Ciências Biológicas (2016-2017), como membro do Comitê Assessor de Pesquisa - UFFS (2011-2017) e como colaboradora do Programa Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática (2011-2016). Atua nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, com ênfase no ensino de biologia celular, corpo humano, currículo, experimentação e livro didático. 

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo