A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores/as

Palabras clave:

Formação de Professores. Reflexão sobre a prática. Desafios da Docência.

Resumen

Este estudo apresenta resultados da pesquisa qualitativa a qual tem como objetivo compreender o que se mostra sobre a formação continuada, a partir da narrativa de três professoras atuantes nos Anos Iniciais de uma escola da rede pública de ensino, localizada no interior do RS. A constituição dos dados se deu por meio da realização de entrevista semiestruturada e a análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos três focos temáticos: i) o planejamento das professoras, ii) os elementos da Alfabetização Científica e iii) a formação continuada. Neste texto, apresentamos os resultados referentes à análise do terceiro foco temático, o qual denota que a formação continuada é vista pelas professoras como uma necessidade pessoal e profissional e, também, como um processo que favorece a reflexão sobre a prática docente.

Biografía del autor/a

  • Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Professora de matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Publicado

12-11-2021

Número

Sección

Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo