BNCC E O LIVRO DIDÁTICO: DISCURSOS CURRICULARES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

  • Jéssica Hensing Nilles UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite

Resumo

As discussões sobre a qualidade do ensino no Brasil têm sido aspecto que se intensificou nos últimos anos, tendo em vista as novas políticas curriculares. Entre as políticas destacamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é apresentada como referência para direcionar as aprendizagens fundamentais para os alunos da educação básica. Para Dourado e Oliveira (2018, p. 41), a BNCC indica um “[...]entendimento restrito e conteudista da Base Nacional Curricular, visto como currículo único nacional com relação de conteúdos mínimos prescritivos (competências e habilidades) [...]”. Ainda, destacamos que nos processos de ensino e de aprendizagem os Livros Didáticos (LD) são ferramentas que estão fortemente ligados aos currículos escolares, eles direcionam “o que se ensina e como se ensina o que se ensina” (LAJOLO, 1996, p. 4). Nesse sentido, concordamos com Güllich (2012, p. 64) ao afirmar que os livros didáticos “recontextualizam essa noção quando expressam conteúdos-currículos ditos de acordo com os PCN para cada área, utilizados para reforçar o discurso vigente”. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa é analisar os discursos a partir dos documentos curriculares, a BNCC e o LD de Ciências, e os discursos dos professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que atuam em sala de aula. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, a pesquisa será composta por três etapas, a primeira sendo bibliográfica, a segunda documental e a terceira uma entrevista com professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias atuantes em sala de aula. O processo de análise de dados será de acordo as propostas de Bardin (2016), em que serão realizadas as seguintes etapas: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Considerando que a pesquisa está em andamento, apresentamos resultados já identificados por meio do processo de revisão bibliográfica empreendido. O levantamento foi realizado por meio da busca de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que utilizamos como descritores Base Nacional Comum, Livro Didático, Ensino Ciências. Na etapa de pré-análise realizamos a leitura dos resumos e títulos dos 62 estudos acadêmicos encontrados, após a leitura foram selecionados seis estudos acadêmicos, sendo todos do tipo dissertações, que apresentam aproximações com o objetivo desta pesquisa. Na sequência foi realizada a exploração do material, em que organizamos categorias (contexto da pesquisa, natureza da pesquisa e Enfoque da pesquisa) e subcategorias (origem, geolocalização, documental, empírica, macrocurriculares e microcurriculares). A categoria Contexto da pesquisa contempla as subcategorias origem e geolocalização, no que se refere a origem identificamos as instituições em que pesquisas foram realizadas, sendo que na Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília e na Universidade Federal do Paraná apresentam uma pesquisa cada, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresenta duas pesquisas. Em relação a subcategoria geolocalização, quatro das seis dissertações foram desenvolvidas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, e nas regiões Sudeste e Sul, produziram uma dissertação cada. Na categoria Natureza da pesquisa abrange as subcategorias documental e empírica, em que foi possível observar estudos com investigações do tipo documental e empírica e outras apenas empírica. Por fim, na categoria Enfoque das pesquisas, abrange as subcategorias, macrocurriculares, em que foi possível verificar as consequências da implantação da BNCC nas escolas e a participação dos professores na construção curricular, e microcurriculares, em que abordam estudos com conceitos científicos presentes nos livros didáticos e na BNCC. O processo inicial de mapeamento possibilita inferirmos que as pesquisas que relacionam a BNCC e os livros didáticos de Ciências são incipientes tendo em vista o curto tempo em que as adequações estão ocorrendo, a partir de 2018. Ainda, destacamos a importância das pesquisas investigarem contextos e discursos de professores, pois compreendemos a relevância de dar voz aos que fazem a política acontecer.

Publicado
16-11-2021