A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL -UFFS/CAMPUS ERECHIM/RS:

UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS (PPCs)

  • Roselaine Iankowski Corrêa da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul-Erechim
  • Adriana Regina Sanceverino UFFS/ERECHIM
Palavras-chave: Ensino Superior. Educação de Jovens e Adultos. Licenciatura.

Resumo

O presente estudo constitui o projeto de pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS. O foco de investigação está na formação dos futuros professores dos cursos de licenciaturas ofertados pela UFFS buscando compreender como se dá a formação docente inicial para atender ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aporte teórico dessa investigação sustenta-se em autores como: Freire (1986, 1992, 1996, 2000), Arroyo (2005, 2017), Di Pierro (2005), Haddad (2000, 2009), Di Pierro; Haddad (2015), Laffin (2007, 2018) Machado (2009), Soares (2008), Soares; Pedroso (2016), Sanceverino (2016), entre outros. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo (MINAYO, 1994; GATTI, ANDRÉ, 2008; LÜDKE, ANDRÉ, 1986), do tipo exploratória e descritiva (GIL, 2002, 2008) do fenômeno de estudo. Como procedimento técnico utilizar-se-á da pesquisa documental (BARDIN, 2011; GIL, 2008) e bibliográfica (GIL, 2002, 2008). Os sujeitos da investigação serão os coordenadores dos cursos (06), alunos matriculados (03) e alunos egressos (03). Os instrumentos para a coleta dos dados serão as entrevistas semi-estruturas (GIL, 2002, 2008). Para a análise dos dados usar-se-á a análise de conteúdo (BARDIN, 2011; BAUER, GASKELL, 2008). A pesquisa encontra-se em fase inicial, mas a partir dos resultados encontrados, pretende-se contribuir com o caráter político-educacional da instituição investigada, voltado à formação docente sob a concepção da educação popular, visto que a UFFS se constituiu e está se construindo tendo como preceito basilar, em um dos seus princípios institucionais, o da “educação pública e popular”.

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo